terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Só-Ares de Democracia.


"Temos de procurar um novo paradigma, visto que, manifestamente, o que tínhamos não serve. Trouxe corrupção, numa escala nunca vista, falências, descontentamento, desemprego, desigualdades, mais pobreza, e quem sabe se trará ainda revoltas, fruto do descontentamento..." Mário Soares, "Diário de Notícias", 6-1-2009

No principio dos anos 90 fiz um trabalho fotográfico de um fenónemo que ainda hoje dá que falar, os grafittis no Bairro Alto. Retiro dessa forma de expressão cultural uma sensibilidade das pessoas exprimirem opiniôes através destas mensagens nas paredes. O Bairro Alto têm sido nas ultimas duas décadas um local aonde a juventude (e não só) ruma para ali se encontrarem em ambientes diversos. António Costa, Presidente da Câmara tenta agora através de várias iniciativas, sensibilizar a população para uma maior consciência na preservação dos imóveis e a sua limpeza. Eu penso que a partir de certa altura começou-se a exagerar na proliferação de grafittis por tudo quanto era sítio. Mais ainda, que a edilidade não quer colocar termo a esta forma de produzir "arte", mas convêm termos um pouco de senso comum e respeitar os próprios moradores da zona que se fartam de esfregar paredes. Mas falemos agora da mensagem do grafitti em cima repesentado e da sua afirmação no DN.
Aquilo que eram Só-ares de democracia aqui á uns anos atrás, agora tende a uma ESQUERDA mais inclinada para o BE. Depois de uma certa idade fez-se luz ou antes estava demasiadamente comprometido para afirmar este tipo de coisas?-Quem diria que o Mário Soares viria a tornar-se um radical?- Assim, não deixo de ter esperança que daqui a uns 30 anos o engenheirinho venha a filiar-se no "Greenpeace"!