terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ano do Búfalo.


Pfizer acorda a compra da Wyeth por 68 mil milhões de dólares
Caterpillar despede 20 mil trabalhadores "em ano muito duro"
Home Depot despede sete mil trabalhadores e fecha lojas EXPO
Philips vai despedir seis mil trabalhadores e encerrar fábrica em Portugal
Crise financeira leva ING a despedir trabalhadores e presidente
Corus despede 3500 trabalhadores com maior impacto no Reino U


Estas noticias perseguem-nos!-Eu penso que não haverá dia nenhum em 2009 em que não se passe 24 horas sem se ouvir falar da palavra CRISE. Ao contrário do que nos possam fazer crer não estamos a entrar em recessão, isso já cá canta desde final dos anos 90. Agora começa toda a gente a entender a frase com muito sentido, de que quando os EUA se "constipam" a Europa apanha "uma gripe". A verdade é que a "gripe" ainda não chegou, mas temo que vá chegar. Ainda ontem estima-se que nestes dois continentes tenham sido despedidas 72 mil pessoas!
Números que levantam questões importantes como por exemplo no nosso caso:
-Se o Governo entendeu injectar uns milhões na Banca, porquê que neste momento as empresas têm uma dificuldade enorme no acesso ao crédito?-Porquê que a Banca começa a aumentar os "spreads" nos novos empréstimos á habitação e não só?- Se existe forma de ajudar os bancos, será que não seria possível o Governo nacionalizar as empresas que estão em vias de falência e que entende serem viáveis?-
Alguém ouviu uma medida governamental que consiga sossegar a crescente inquietação dos portuguesinhos?
O que vale é que o ano do Boi ou do Bufalo significa que este é o ano da poupança lá para os lados do Oriente e isso deve ser o espírito a nivel mundial!!