domingo, 30 de agosto de 2009

Porque não te calas?


-O inimitável Chavez acaba de proibir qualquer manifestação de protesto na Venezuela com a ameaça de penas de prisão. Os estudantes têm demonstrado nas ruas a sua revolta contra as reformas agora apresentadas. Assusta-me pensar que este senhor auto intitula-se uma pessoa de esquerda e que luta por uma democracia forte que possa fazer frente ao imperialismo americano naquele continente. Assusta-me também que outros países da América do Sul e do Centro seguem as pisadas do senhor Chavez. Aos poucos vão mudando as leis da Constituição, de forma a que esta possa servir os seus interesses, manipulando visivelmente todos os órgãos reguladores das instituições á volta do poder. Chama-se a isto no meu entender, o renascer de novas ditaduras que estarão a substituir outras de carácter militar muito típicas destas bandas.
Chavez com esta conversa de fazer frente aos opressores americanos vai fechando os olhos ao seu povo e vai cometendo atropelos á democracia gravíssimos!- O petróleo vai sendo a sua tábua de salvação e poder de negociação com muitos oportunistas pelo meio. Inclusive o nosso Engenheirinho (muito amigos!?) avançou com um negócio fantástico, trocar "Magalhães" por oportunidades de parceria em vários projectos muito comprometedores para a nossa economia. Estranho a vocação que os nossos governantes têm para conseguir acordos com estes símbolos extremos da hipocrisia politica mundial. Já aqui referi neste blogue, noutra ocasião, a forma escandalosa em como recebemos também José Eduardo dos Santos (será mais uma vez o petróleo e os diamantes?) com todas as honras de Estado, outro símbolo para mim, de um ditador , sem qualquer problema de espezinhar o seu próprio povo. Direitos, Liberdades e Garantias são neste casos para esquecer, importa sim, sobreviver a estes regimes.
Nunca fui admirador da corte de Espanha, mas estou de acordo com o rei João Carlos quando disse numa ocasião, "Porque não te calas!!??" mas agora de uma vez por todas!