sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mugabe europeu


Berlusconi consegue proezas incomparáveis, dignas de um estadista da Somália ou da Birmânia. Num país da comunidade europeia, integrado como sendo uma das dez maiores potências económicas a nível mundial, custa-me acreditar que isto possa estar a acontecer!
Alvo de alguns processos que o indiciam como suspeito, de abuso de poder, corrupção, desvio de dinheiros, conexões (eventuais) à Máfia, etc... nada melhor que intrometer-se descaradamente no poder judicial e mudar algumas regras que o irão beneficiar no futuro próximo. O que se passa com os italianos??- Não conseguem reparar no mais evidente atentado á sua democracia?
Lembro que este personagem é o mesmo que se juntou á uns anos a Durão Barroso e Tony Blair, e nos Açores escreveram uma das mais negras páginas na história política europeia, ao apoiarem Bush no ataque iminente ao Iraque. As suas gaffes são famosas e algumas, não são simples enganos, são tudo menos inocentes.
A história recente de Itália leva-nos concluir que o povo nas horas cruciais, vai de uma ponta a outra no espectro ideológico. Ou muito á esquerda ou muito á direita mas sempre com medos que já têm origem desde a queda de Mussolini no final da 2ª Grande Guerra. O xenofobismo de Berlusconi foi a arma usada durante a última campanha eleitoral e parece que pegou, a sociedade perante uma grande crise económica vira-se contra os potenciais e existentes emigrantes e aprova medidas extremistas.
Os constantes apelos ao bom senso por parte (ás vezes) da comunidade internacional não envergonha este senhor que vai acumulando poderes atrás de poderes e arrisca-se a ficar conhecido como o Mugabe europeu!