domingo, 3 de janeiro de 2010

Pequenos Heróis


Começo este ano com uma história de coragem, persistência e vitória, de uma pequena população. Só chego a esta conclusão porque tomei conhecimento desta luta em Junho de 1993 e passados estes anos tenho a certeza de que aquela população levou adiante os seus propósitos.
Os escassos 200 habitantes da Aldeia do Meco enfrentaram com argumentos válidos a Câmara de Sesimbra. O complexo turístico que a Câmara aprovou, ia contra a vontade da população, porque os postos de trabalho sazonais não iriam compensar a destruição de toda uma área protegida e a vinda de turismo de luxo em vez de turismo de qualidade. O PDM foi aprovado nos habituais jogos de bastidores entre os autarcas e as empresas de investimento, aonde o povo não têm qualquer voto de intenção. Aprovado o projecto, o povo revoltou-se e convocou uma sessão de esclarecimento no meio da aldeia com o Presidente.
Passados estes anos posso chegar à conclusão que na Quinta dos Cardozos ninguém construiu nada e esta tomada de posição foi um acto heróico que valeu a pena. Uma história que vale a pena recordar. Uma excepção, neste País de atentados diários ás Reservais Naturais que continuam sempre na mira de lucro fácil e projectos megalómanos. O Sol quando nasce, ás vezes, é para todos!