terça-feira, 2 de novembro de 2010

Portugal desorçamentado!!

O orçamento que amanhã vai ser aprovado, é nas palavras do engenheirinho, o mais importante dos últimos 25 anos. Eu até diria que será, o mais importante dos últimos 50!- Estes dias temos assistido a uma encenação rasca de um suspense com um final mais que previsível. O aprova ou não aprova, constituiu uma dúvida que serviu essencialmente para aumentar audiências, vender muito jornal, muito blá, blá, blá na Assembleia tal como afirmou hoje uma deputada dos Verdes no debate com mais de dez horas de discussões inócuas!- Já ninguém têm pachorra para assistir a esta triste "vassalagem" aos mercados especulativos que dominam a economia de países como o nosso, estamos cientes que o futuro irá ser bem pior mas continuamos sem reagir. O desemprego vai aumentar, o consumo vai diminuir, os investimentos vão escassear, o IVA torna-se incomportável, os apoios sociais mirram ou desaparecem e temos um Governo que continua muito fora da realidade porque a despesa do Estado continua ano após ano a crescer numa espiral que é difícil de compreender.Portanto 2011, vai ser um ano em grande.
Passos Coelho critica o Orçamento porque faz parte do papel que desempenha neste drama, mas lança o tapete vermelho para que este seja aprovado, lançando no ar a ideia de que não existem outras soluções para além destas contas mal explicadas. "Farinha do mesmo saco," apenas isso. Afinal de contas, todos sabemos que foi o PS e o PSD, com alguma conivência do CDS, que nos deixaram de bolsos vazios.
Seria demagogia estarmos sempre a culpar a crise internacional como fonte de todos os males, essa é a teoria da conspiração do engenheirinho que só engole quem quer. Mas o ano que vêm talvez traga um presidente da Republica de direita que passados 6 meses irá ter o direito de marcar novas eleições legislativas após uma mais que previsível moção de censura do PSD, votada por todos os outros partidos representados no hemiciclo da Assembleia. Até essa data, talvez haja alguma hipótese de aprovação de mais algum PEC, mais alguma adjudicação com a Mota Engil, o avanço do TGV, mais algumas privatizações do que ainda resta privatizar, etc...para acabar em beleza um dos ciclos mais negros da história da desgovernação de Portugal