terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ligações Perigosas






Todos os ingénuos que continuam a pensar que estão muito informados,porque folheiam com assiduidade os melhores tablóides da nossa praça, ou têm acesso a visionar os melhores canais de informação do mundo, estão redondamente enganados. Nós só sabemos aquilo que eles querem que o grande público saiba, tudo o resto não passa dos corredores do poder, acontece em todo lado.


- Claro que de vez em quando existem fugas de informação, tal como aconteceu por exemplo nos Estados Unidos com o caso que derrubou Nixon, o famoso Watergate, nos anos 70. Dois jornalistas tiveram acesso a informação qualificada, que depois tornaram-na pública, originando os resultados que todos sabemos. Mais recentemente temos a divulgação do que acontecia na prisão de Guantanamo logo a seguir ao "11 de Setembro". Existem outros exemplos que eu poderia citar, lembrando até a nível nacional e mais recente, aquele episódio da TVI e da Manuela Moura Guedes. Puro controle ás noticias que não interessa mostrar.

-Toda esta introdução para no fundo falar do site da Wikileaks e do seu fundador Julian Assange. Claro que depois de toda a informação que pretendia disponibilizar, teria que acontecer-lhe algo. Não se passa impunemente depois de brincar com o fogo. Esta história de ser detido por causa de se ter metido com umas meninas parece aquelas fábulas para adormecer, ninguém com juízo perfeito acredita nisto. Neste momento não importa saber qual a importância dos documentos em causa, ou se as conversas entre as embaixadas e os respectivos países são relevantes, importa sim que apesar de toda uma onda de solidariedade em defesa deste senhor no presente, o seu futuro quando tudo acalmar não vai ser famoso e provávelmente tal como já estão a fazer crer,a sua cabeça estará a prémio logo a seguir ao Bin Laden.

-A Rússia em relação aos jornalistas que se portam mal até são um pouco mais radicais, aparecem sempre de "papo para o ar" no meio do rio. Existe sempre maneira de controlar a comunicação que chega ao grande público, se calhar até para bem de todos nós.