terça-feira, 31 de maio de 2011

Coltura ou cultura?

- Serralves serve para termos uma conversinha sobre as propostas ridiculas para a cultura que os principais partidos apresentaram nesta campanha eleitoral. Esta semana aconteceu um evento no Porto que dignifica a cidade e serve como exemplo do que se pode fazer na divulgação de variadíssimos projetos de diferentes áreas da cultura em Portugal. Um Festival com espetáculos de dia e de noite, durante um fim de semana, um cartaz muito aliciante e de acesso absolutamente gratuito.
Nos anos 20 do século passado, o Conde de Vizela herdou esta quinta de veraneio da sua familia e estava longe de pensar que um dia este local seria uma referência e visita obrigatória para todos aqueles que se interessam por arte moderna e não só. Só tenho pena que estes eventos não se repitam com mais frequência e em diversos pontos do país, porque se tivermos em atenção, as assistências, cada ano mais numerosas neste local, depressa concluimos que existe interesse, apenas falta mais iniciativas deste género.
Lembro-me de uma exposição na Gulbenkyan à uns anitos atrás aonde durante uma mostra de trabalhos da Paula Rego, mesmo abrindo as portas durante 24 horas, as filas não tinham fim e de certeza que nessa altura ninguém estava à espera de uma adesão que foi histórica. Mais uma prova de que o público em geral acorre a estes eventos desde que haja uma boa divulgação e que os conteúdos primem pela qualidade.
, Termino, tal como comecei, falando nas propostas. O Passos Coelho afirma desde logo que se formar Governo, o Ministério da Cultura vai à vida, aliás em coerência pura com aquilo que aconteceu com o malogrado secretário do estado da Cultura do governo de Cavaco Silva, o hilariante Santana Lopes que já inventava os violinos de Chopin ou a relação sempre conflituosa com a sua Persona non grata que foi nem mais nem menos, o Nobel José Saramago. Quanto às propostas do PS nesta área, além de criticar o PSD, esta semana juntou um conjunto de personalidades ligadas à nossa cultura que apoiam as suas políticas, Querem-se rir um bocadinho, então aqui vão os nomes das personalidades presentes: - Lenita Gentil, fadista; Michell, cozinheiro e Inês Pedrosa, escritora. Eu não disse que este engenheirinho é inimitável!!!
Francamente senhor primeiro ministro demissionário, estamos a falar de cultura!- Seis anos chegaram para ver o que podem e conseguem fazer, agora com a Troika à perna, até o telhado do novo Museu dos Coches vai ficar sem telhas.