terça-feira, 9 de agosto de 2011

A época do estado de Graça.


Haja saúde e pachorra para aturar estas ideias do Passos e Companhia. Um deles gosta que o tratem por Álvaro em vez de ministro, vêm outra e diz que não gosta que usem gravatas para se poupar na energia,(não pesca nada de agricultura ou ambiente mas opina sobre o vestuário dos colaboradores) o primeiro ministro viaja de económica para impressionar os mais distraídos, aumentam os transportes de uma forma exorbitante, a pedido da troika, mas depois prometem ajudar os mais carenciados com uma ajuda suplementar que ainda não foi explicada aos próprios operadores. Permitem cortar nas indemnizações em casos de despedimento para 20 dias, prometendo que em breve estas medidas vão ser mais penalizadoras para os trabalhadores. O tal estado de graça começa a não ter mesmo graça nenhuma e estas medidas desconexas não podem ser só exigências dos "malvados" do FMI e do BCE, temos aqui já uma pontinha de intenção das politicas proteccionistas do grande capital, algo que irá acontecer frequentemente e em breve numa outra escala.

Lamento que por enquanto estejamos a banhos e como sempre ainda não chegou a época dos protestos. Temos esta ideia peregrina de que existem temporadas com um principio e fim muito precisos. Época balnear começa em Junho e termina no final de Setembro, se por acaso está bom tempo fora deste período e não existe qualquer vigilância, o problema é dos banhistas. Se por acaso ocorre um incêndio fora da época, lá vêm a protecção civil declarar que não estava preparada para tal desgraça, enfim só a época dos saldos agora transformou-se em algo que acontece o ano inteiro em função da crise.

Dentro de pouco tempo a trupe do Passos e Companhia virá carpir as suas mágoas para a praça pública, que apesar de todas as "porradas" que deram nos portuguesinhos, não conseguiram atingir os objectivos propostos dos 5% que prometeram à troika , nessa altura talvez até já estejamos na época de vir para a rua dizer a estes senhores que terminou o estado de graça.