terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Terceira Visão.


Dalai Lama decidiu que irá reencarnar naquilo que lhe vier à tola e eu pergunto já que é assim, quem irá decidir o destino a dar na reencarnação da nossa economia quando chegarmos à bancarrota?

Sou um fervoroso seguidor das ideias deste grande guia espiritual e só tenho pena que os nossos sucessivos governos não o tenham recebido condignamente, aquando das suas curtas e esporádicas visitas a Portugal (isto porque estamos sempre a prestar contas àquele grande mercado emergente do Oriente, enfim chinezices!), mas agora seria interessante ele apreciar que não foram infrutíferas as suas viagens. Apreendemos depressa alguma da filosofia zen que ele difunde por esse mundo fora, se nunca se aperceberam deste facto, basta relembrar uma série de medidas governamentais que foram tomadas nestes ultimos 100 dias, sem qualquer reacção da nossa parte. Passo a enunciá-las:

* Aumentaram os transportes de uma forma brutal e nós o que fizemos. Serenamente NADA!
*Anunciaram cortes na saúde, resolução de diminuir os transplantes realizados, ainda estenderam as taxas moderadoras a grupos da população que usualmente tinham a sua isenção por razões diversas e continuam a fechar centros de saúde sem nenhum critério racional. O povo saiu à rua?- Não senhor, preferiram sentar-se na posição de lótus e esperar por dias melhores.
*Mexeram nas leis laborais de forma a que o patronato pagasse menos nas situações de despedimento sem justa causa, pretendem retirar privilégios a todas as pessoas que trabalham feriados e folgas. Ausência de qualquer medida para proteger os trabalhadores a recibo verde. E apesar de tudo isto, os portuguesinhos entenderam mais uma vez fechar os olhos e deram as suas mãos para....uma conjugação de energias.
* Vão-nos retirar 50% do subsídio de Natal, mas talvez por causa dessa época festiva, decidimos enaltecer o nosso sentido de solidariedade e compreendemos.
*Quando alguém deu a ideia de taxarmos os mais ricos, este Governo ainda sorriu de soslaio e afirmou, ..."nem pensar nisso e depois as fortunas fogem todas para o outro lado do Atlântico???". De devaneio em devaneio fomos sempre cultivando esta nossa veia budista e mantivemo-nos em concentração total.
* Aumento do IVA de 6 para 23% na electricidade e no gás natural. Continuamos mesmo assim a pensar que numa próxima reencarnação teremos poucas probabilidades de voltar a este lugar e sermos governados por estes pseudo políticos.

Respiramos profundamente, libertamos estas energias negativas. Estamos agora calmos. Relaxados e felizes!

Poderia enunciar mais medidas, mas em cem dias já podemos afirmar que lá longe no Tibete o Grande Dalai Lama irá ter orgulho neste povo que ele um dia visitou, escondido, pela porta de trás, mas que deixou um rastro de felicidade e amor puro!