quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tragédia Grega!

 Num futuro próximo podemos ter os holofotes virados para este canto da Europa, devido à saída da Grécia da Comunidade. Esta viragem à esquerda na França e na Grécia agrada-me, mas não sei até que ponto este sinal será positivo?- Já me enganei tantas vezes, que tenho medo de embandeirar em arco e depois sair-me o tiro pela culatra. As ideias defendidas durante as campanhas, são geralmente deturpadas por circunstâncias várias. Logo à partida a realidade que depois encontram no exercício do mandato, depois as pressões de grupos económicos vigentes, a forma como se aliam às correntes ideológicas praticadas pelos países dominantes, em defesa da própria integração num grupo com regras estabelecidas,etc...

Esta coligação de esquerda radical, o Syriza, integra uma mescla de vários partidos de esquerda, que não tinham muito protagonismo na cena política grega à uns anos atrás. Juntaram-se a eles os Verdes, os dissidentes do Partido Comunista (KKE), inclusive o seu actual líder, Alexis Tsipras, também integrou a ala jovem deste partido. Fundado em 2004, não tinha qualquer veleidade de chegar ao poder perante os monstros sagrados do PASOK e da Nova Democracia, Estes sim, partidos que dividiram a Vouli  (Assembleia Grega), desde a queda do regime militarista em 1974. Graças a um espectacular resultado nas recentes eleições, 16,80% e uma representação de 52 deputados na Vouli, passou a ser o segundo partido mais votado nesta Assembleia!

O povo grego, farto de tantas medidas impostas pela Troika, revelou coragem ao querer mudar o rumo dos acontecimentos. Expressou nas urnas a vontade de promover outras soluções, só que os votos foram muito dispersos e o Presidente Papoulias não conseguiu promover um Governo estável para os próximos anos, apesar da oportunidade que deu aos três partidos mais votados para encetarem contactos nesse sentido. A oposição firme de Tsipras a coligações com partidos que arrastaram a Grécia para esta situação, deu-me um pouco de esperança.Este jovem parece estar convicto das suas ideias e revela força para aguentar pressões, muito comuns nestas alturas. Eu imagino a responsabilidade que lhe tenham tentado incutir por causa da sua inflexibilidade.

As sondagens demonstram agora que no próximo dia 17 de Junho, a sua coligação de esquerda poderá ganhar ainda mais protagonismo e os líderes europeus começam já a olhar este jovem líder, de uma outra forma. Após essa data, deverá também ele, tentar alguns consensos para formar Governo. Espero nessa altura que não venha a desiludir não só os seus apoiantes e o povo grego em geral, mas uma cada vez maior percentagem de europeus, que acreditam existir vida para além das imposições da senhora Merkel!