quarta-feira, 23 de maio de 2012

Amarga democracia

Este pingo amargo na nossa democracia, parece ter passado ao lado de todas as entidades reguladoras deste País. Os portuguesinhos, como sempre, na sua grande maioria adoraram esta benesse do Senhor Alexandre Soares dos Santos. A justificação para este arraial, é o facto de estarmos em crise. Vale tudo, não existem leis que contrariem um dos "donos de Portugal". O poder constrói-se ao longo dos tempos, nada é feito ao acaso, por alguma razão, António Borges integrou o Conselho de Administração da Jerónimo Martins à uns dias.

Coincidência com o primeiro de Maio é mera questão de estratégia, o senhor até desconhecia a data deste evento?!- Ele afirma isto como se todos tivéssemos deixado o cérebro em casa antes de ouvir esta alarvidade!- O seu poder vai ao ponto de achincalhar os direitos dos seus próprios trabalhadores e ainda dá prova do seu completo desprezo a uma das datas mais emblemáticas da conquista de Abril.

Notícias recentes dão conta de roubos perpetrados pelos funcionários do Pingo Doce, nas lojas aonde trabalham. A segurança teve de ser reforçada, porque esta onda de desvios, passou a ser significativa, ao ponto de chegar à Comunicação Social. Os trabalhadores cometem estes actos porque na sua maioria recebem salários absolutamente miseráveis ou será que entretanto foram atacados por uma febre de cleptomania?- Realmente esta crise, deu muito jeito a estes grandes grupos económicos, com este argumento têm-se retirado aos trabalhadores portugueses, direitos conquistados ao longo de muitas décadas. A ruptura ainda não é visível, mas alguns sinais vão sendo registados, estes roubos fortuitos, serão talvez prova disso mesmo. Depois para compensar, como esmola, o Senhor Soares dos Santos, acabou por pagar esse dia de trabalho suplementar a 500%??

Estamos habituados à total dependência da Comunicação Social a estes Grupos Económicos, agora esta campanha de promoção dos eventos do Pingo Doce em horário nobre, nos principais telejornais é uma verdadeira escandaleira!- Eles dizem que nem precisam de fazer muita publicidade às suas campanhas de 50%, mas a verdade é que os principais canais acabam por lhes prestar esse serviço, em troco sabe~se lá do quê?

O Senhor Alexandre Soares dos Santos sempre apresentou uns laivos preocupantes de menosprezo pelos direitos dos trabalhadores e por alguma razão têm neste momento muitos processos em tribunais na Polónia por abusos constantes às leis vigentes. Só em Portugal pode fazer tudo e mais alguma coisa, como por exemplo os impostos pagos na Holanda e o atropelo grosseiro das leis de concorrência. Até quando o poder político vai fechar os olhos e estender a passadeira a estes senhores?!