segunda-feira, 18 de junho de 2012

Poção Mágica

A direita neoliberal tomou conta da Península Ibérica em eleições livres e democráticas, portanto não temos que nos queixar. Era implícito nos seus programas, as sucessivas jogadas de bastidores para privatizar tudo aquilo que fosse possível e entregar aos "amigos", pérolas da nossa economia.
Passados que foram os primeiros meses das suas governações, sinais de recuperação são notoriamente  mínimos!! A despesa do Estado continua a engordar, o desemprego não pára de aumentar, as medidas entretanto tomadas foram mais penalizadoras do que o próprio Tratado com a Troika o exigia, pelo menos para as classes mais desfavorecidas e só as exportações dão mostras de algum optimismo.

O primeiro ministro afirma que o nosso povo está a ter um comportamento muito patriota e paciente em função das dificuldades. Eu classificaria a nossa forma de encarar estas medidas penalizadoras, como uma inexplicável cobardia!!! -Temos medo de tudo e de todos. Temos medo de comentar em público, temos medo de dar opiniões divergentes nos nossos postos de trabalho, começamos a ter medo, inclusive de escrever em lugares públicos e que dessa forma, alguém possa identificar o seu autor. Vivemos no meio de uma sociedade apática, que aceita a "porrada" com resignação e conforma-se com o seu destino...fatal. Eles é que mandam, dizem os portuguesinhos de cabeça baixa.Olhemos como exemplos de inconformismo, aqui mesmo ao lado em Espanha, exactamente numa região do Norte. Os mineiros parecem-me os famosos personagens da Gália, os irredutíveis de René Goscinny. Toda a Espanha submetida a esta fatalidade do poder de Rajoy e seus "mossos", toda não!- Existe nas Astúrias, gente que luta.

À imagem de Portugal, também daquele lado da fronteira o resgate é uma questão de tempo. As medidas já implementadas, favorecem como sempre os amigos das grandes instituições financeiras e similares, exemplo recente o Bankia. Os mineiros das Astúrias têm lutado ao longo destas duas ultimas semanas de uma forma dantesca e apesar da alienação do resto do povo espanhol, entretidos com a sua selecção de futebol, eles não desistem das suas reivindicações e da sobrevivência de um sector já por si, sempre muito penalizado. Apesar do aparato da sua greve, por tempo indeterminado e da maneira como se tornam visíveis em acções quase diárias contra as forças de segurança, a comunicação social europeia, têm passado ao lado! -Ocultando sistematicamente tudo o que vai acontecendo, tal como têm escondido a situação na Islândia! -Temos sorte, porque vamos tendo outros canais de informação

Temos o dever moral de pelo menos reconhecer a coragem que assiste a estes mineiros que transformaram a sua luta em algo de mais grandioso. Estão a ser portadores de uma bandeira que gostaríamos muito de ter coragem para erguer, mas infelizmente continuamos sem descobrir o segredo da  "poção mágica" dos asturianos?