terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cinemateca a conta gotas.

Eu já receava esta notícia à muito tempo, mas cada vez que a ouço, fico triste por viver,....aqui!

Aqui, aonde a cultura é sempre o parente pobre.
Aqui, aonde em particular, uma das minhas paixões, é maltratada, sem se saber o porquê?
Aqui, aonde a Secretaria do Estado da Cultura faz sempre figura de corpo presente, num Governo com as prioridades viradas do avesso.
Aqui, aonde não se importam de fechar portas a uma instituição que à 70 anos, simplesmente, nos mostra bom cinema.
Aqui, aonde fecham os olhos ao facto da nossa escassa produção de cinema, continuar a receber prémios internacionais e reconhecimento da qualidade do nosso trabalho.
Aqui, aonde, o mais velho realizador mundial, é português e as suas obras continuam  a difundir a nossa identidade cultural aos quatro cantos do mundo.
Aqui, aonde, só por mero acaso, o filme mais visto nas salas de cinema este ano, é português!!!
Aqui, aonde, se enterram milhares de euros em fundações, institutos e observatórios fantasmas!

Na casa de Félix Ribeiro, os que aqui trabalham, vivem em sobressalto.Fecha hoje, fecha amanhã?
O ano passado, por esta altura, foram obrigados a abandonar as legendas dos filmes, por razões financeiras. Este ano, apesar de se ter apertado o cinto, Maria João Seixas, já não sabe para aonde se virar? - Neste momento chegou mais um balão de oxigénio. Mais 700 mil euritos, para aguentar o barco até ao final do ano. Depois logo se verá se a Cinemateca, não mergulhará num período de trevas?

A directora procura receitas, através de publicidade ou o surgimento de um qualquer mecenas, que consiga compreender a importância de manter estas portas abertas. Nem que fosse, pelo facto de sermos dignos desta herança que Luis de Pina e João Bénard da Costa nos legaram.