quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Milagre económico!?

-Milagre económico!!!

Num dia vamos para a cama com o peso da crise e da recessão às costas e no outro dia de manhã, acordamos com um milagre económico!?

A manipulação dos números passou a ser uma ocupação a tempo inteiro deste executivo. Quem tiver umas breves noções de economia, será fácil  de entender que depressa se chega do copo meio vazio ao copo meio cheio, basta observarmos um mesmo assunto sobre um prisma diferente.

Passos Coelho e seus pares acabam de verificar, que a Irlanda termina o seu período de resgate, sem necessidade nenhuma de um programa cautelar ou outra espécie de ajuda. Por outro lado, estamos a 6 meses de começar a depender de nós próprios e as perspectivas de sucesso, são cada vez mais pessimistas, porque simplesmente, ao contrário dos irlandeses, nós não temos aqui  ao lado uma potência como a Inglaterra para "amortecer"  as nossas possíveis falhas. Nós sabemos deste facto,mas temos notado,o esforço que o reputado especialista em comunicação, Paulo Portas têm envidado, para que os seus correlegionários, ponham ênfase nas declarações quanto à recuperação e aos sinais tímidos de recuperação. Pelo simples facto da Irlanda ter tido um aparente sucesso nas medidas de austeridade que impôs ao seu povo, não quer dizer que o mesmo aconteça em Portugal. São duas realidades bastante diferentes que no entanto, não lhes interessa comentar. Interessa-lhes, isso sim, salientar que não somos a Grécia!!

Entretanto a par da expectativa, quanto às decisões que irão chegar do Palácio Ratton junta-se agora a dança dos números. São muitas fontes, diferentes cálculos e todos os dias temos uma notícia de última hora para animar os vários órgãos de comunicação social. Hoje é o défice, amanhã o desemprego, depois a evolução das exportações, etc... e nisto tudo os portuguesinhos assistem confusos,  impávidos e serenos. Como sempre...