terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Bar dos Deuses.

Termino o ano de 2009 com uma excelente notícia, mas que temo passar despercebida, o Bar "Cafe Sport" do "Peter´s"no Faial foi considerado o melhor bar do mundo para navegadores. Um concurso patrocinado pela marca de Vodka "Wight" e que contou com mais de 300 locais com estas características. Alguns desses bares localizados nas Ilhas Virgens Britânicas, nas Bermudas,no Dubai, etc..
De certeza que para o júri contou a excelência da Marina com 300 pontos de amarração, a sua localização, no percurso entre as Caraìbas e o Mediterrâneo e o sempre afamado registo naquele bar mítico, dos maiores velejadores mundiais desde a sua fundação em 1918. Entre muitas histórias que se contam naquele bar, algumas são famosas, como aquela da visita de "Neptuno" aos mares da Horta em 1986, durante a maior tempestade de que há memória por aqueles lugares . Com ondas que atingiram 15 a 20metros, houve um senhor que teve a oportunidade de tirar duas fotos à rebentação que chegava a atingir 60 metros(!), e numa delas o perfil dessa onda representa "Neptuno". Está lá para que seja testemunhado por todos aqueles que visitam este bar. Em segundo lugar ficou um bar no Royal Hong Kong Yacht Club, numa competição que desejam os seus patrocinadores que seja anual a partir de agora.
Eu acho que muitas vezes ficamos muito contentes porque batemos recordes idiotas para entrarmos no "Guiness Book"( um vicio que eu não sei explicar????) mas esquecemos e desvalorizamos o que de bom e simples temos neste País.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sol e Sombra!

*Final de tarde em Carcavelos...
*Um "projector" divino!
* Solidão
*Um passadiço na Costa da Caparica...
* O senhor de fato foi a banhos na praia de Ofir (Viana do Castelo)
* Longo areal numa praia de Ovar, o Furadouro.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Korda na Kordoaria









Alberto Korda, nasceu no ano de 1928 e desde muito jovem revela um interesse invulgar por fotografia. Começa por responder a um anuncio para trabalhar com máquinas de escrever e acaba com uma máquina fotográfica nas ruas da Havana cosmopolita do ditador Batista. Regista os movimentos estudantis, os genes da revolução, durante o dia e à noite fotografava o "glamour" que se sentia desde a marginal até aos recônditos e sombrios becos dos subúrbios, aonde se negociava quase tudo com dólares na mão. Ele costumava afirmar que foi o seu gosto por as mulheres que o levaram para a fotografia, mas ironia do destino, foi a fotografia de um homem que lhe valeu a notoriedade. Após a Revolução e durante décadas, foi sempre uma sombra de Fidel. Andou por trás da "cortina de ferro" e também aí teve permissão para registar momentos importantes em Moscovo, Varsóvia, Praga, Bucareste,etc... O facto de ser cubano e próximo de Fidel, abriu-lhe portas, que foram fechadas a muitos outros. Até final de Janeiro a exposição da sua obra estará patente na Cordoaria. Bela oportunidade de conhecermos as histórias por trás daqueles magníficos registos. Sai uma Cuba Libre!



sábado, 5 de dezembro de 2009

Bébés Ibéricos


A partir de 6 de Junho de 2006, após despacho do Ministério da Saúde algumas maternidades fecharam as suas portas. Os critérios nunca foram bem explicados, mas as soluções são bem evidentes. Ou temos uma fronteira por perto para recorrer a Espanha, como é o caso da zona de Elvas, ou as mães acabam por ter os seus rebentos numa qualquer super ambulância do INEM, no trajecto para o Hospital mais perto.
Graças a estes fechos, sabemos hoje que desde a data em cima indicada, já nasceram 850 crianças, só na Maternidade de Badajoz!-Segundo os seus testemunhos, estas senhoras dizem ter sido excelentemente bem acolhidas, bem assistidas e que os equipamentos ali encontrados não teriam nada a ver com o que se encontra em Portugal mesmo nos hospitais mais centrais. Portanto, se quisermos reflectir sobre este novo fenómeno social, podem estes futuros cidadãos de dupla nacionalidade usufruir de algumas vantagens que só acontecem devido à política do Engenheirinho e seus pares.
Arrepiando caminho, direi eu que no futuro, talvez seja no interior de Portugal, junto á fronteira,que se encontrem oportunidades que no litoral irão escassear?- Apesar dos seus 19% de taxa de desemprego e de se já terem vivido melhores dias, eu acho que daqui por duas décadas muitos destes bebés irão simplesmente optar pela lógica, juntarem-se a nuestros hermanos!!
Esta miscigenação é fruto de políticas erradas que tardam em ser corrigidas, para mal daqueles que não tendo hipótese de recorrerem a Espanha, não se podem virar para o Atlântico...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

E depois...


Existe água na Lua. Os senhores da construção civil já começaram a fazer algumas contas e se lhes derem hipótese de umas licenças para os seus projectos imobiliários, podem crer que mais uns anos e a especulação chega lá. Impressiona saber, que quanto mais informação obtemos, mais pensamos em descobrir vias de nos pirarmos daqui para fora, para quando estragarmos isto tudo. Qualquer dia deixamos de ter soluções e os "donos do Mundo" continuam a simular conferências que só servem para combinar ainda mais negociatas para estragar o resto.
Quem acredita que daqui por duas semanas em Copenhaga, se irá chegar a algum a acordo?- Resposta, só mesmo os mais hiper-optimistas!- A Comunidade Europeia já se reuniu antes do evento e prepara estratégias para convencer potências como a China, os EUA e a India a pelo menos comparecerem no evento. A desculpa da crise serve para estes países, passarem ao largo e fecharem os olhos ás emissões de dióxido de carbono, garantem que a sustentabilidade das suas economias não se pode dar ao luxo de tomarem medidas quanto á redução das suas fontes de gases poluentes. Yvo de Boer, secretário Geral das Nações Unidas, instituição que já passou por melhores dias, vêm afirmar que depois de Quioto, esta data será histórica em termos de resultados positivos. Esta opinião reflecte bem a que distância este senhor se encontra da realidade.
Meus senhores, o melhor será começarmos já a fechar alguns contratos promessa com uma qualquer Teixeira Duarte ou Mota Engil para assegurarmos um espaçozito qualquer, algures por esse Universo.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Plano Inclinado


Passam 20 anos sobre uma data histórica muito importante, o derrube do muro de Berlim. Seria bom reflectirmos sobre a possibilidade de derrubarmos também nós, alguns "muros" que não nos deixam evoluir após quase 40 anos de restauração da democracia. Geralmente parece que estamos sempre a pregar junto a um qualquer outro "Muro das Lamentações", não conseguimos agir mas vamos carpindo as nossas mágoas perante um destino cada vez mais nebuloso. De vez em quando, lá aparece alguém que nos desperta e nos prega um sermão, mas tudo fica logo a seguir na mesma letargia contagiante. Vamos definhando na nossa dívida externa, sem capacidade para interrogar os senhores governantes, vamos verificando que as reformas na educação, saúde, despesa pública, justiça, etc... vão ficando na gaveta por falta de coragem, vamos sendo ultrapassados por países que ainda à pouco tempo estavam a milhas de distancia, vamos sendo informados de casos de corrupção em instituições públicas e não só, vamos relegando para segundo plano, os números do desemprego, que cada vez são mais assustadores!- São todos estes muros que não conseguimos derrubar.
Tenho que voltar a falar de um português que me continua a surpreender, Medina Carreira num programa que a Sic Notícias têm tido a coragem de colocar no ar todas as semanas.Chama-se "Plano Inclinado" e não acredito que esteja muito tempo por lá, porque dizem-se verdades muito incómodas, questiona-se o poder de uma forma trnsparente e lúcida, conseguem ser diferentes acima de tudo.Apetece-me dizer "...and now, for something completely different..." Aproveitem enquanto é tempo, porque alguma admnistração distraida ou direcção de programas pronta a receber ordens não sei de aonde, vai colocar um ponto final neste excelente programa de Mário Crespo.
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/plano-inclinado/2009/11/o-portugal-real---que-nao-e-necessariamente-o-portugal-de-que-se-fala09-11-2009-192150.htm

sábado, 7 de novembro de 2009

Todos os Nomes

Saramago um dia escreveu um livro que se chamava "Todos os Nomes" que na minha opinião é um dos melhores da sua obra.
Eu tenho uma teoria para este fenómeno da abertura de processos judiciais a torto e a direito. Existe um criativo lá na investigação criminal da Judiciária que está encarregue de inventar um nome para os processos que vão aparecendo. Existem uns tantos que são demasiado óbvios, como é o caso da "Casa Pia",do "Freeport"ou do "BPN".Mas já exige alguma sabedoria para criar nomes como "Furacão"; "Apito Dourado" e agora "Face Oculta". Isto faz-me lembrar as tempestades nos Estados Unidos. Quando se começam a formar no Atlântico, já um cérebro propõe um nome para baptizar o dito cujo. Outra semelhança quase inacreditável, tal como a maior parte dos ciclones, eles aparecem , faz-se um grande barulho, mas logo se desfazem e não se ouve falar mais deles.
Já alguma vez se ouviu falar, ou foi capa de jornal nos ultimos tempos um mega processo que tenha chegado ao fim e que se apresentassem conclusões?- Não me lembro. E mesmo aqueles que correm mais ou menos rápidos e se chega a uma conclusão como o que envolvia o Isaltino Morais, neste momento decorrem apreciações ao recurso interposto, a que se seguirão outros recursos até que tudo se esfume na poeira dos tempos.
Portanto, desde que Armando Vara tenha um pé de meia( deve ter porque foi muitas vezes administrador de varias instituições bancárias, nos últimos anos) para apresentar recursos e um circulo de amigos como o engenheirinho, não têm evidentemente nada que recear pelo facto de ter sido constituído arguido.
A justiça em Portugal, no que se refere a fraudes que envolvam portuguesinhos de uma casta superior, acho que estamos conversados. O mais importante é arranjarmos um nome com "glamour", para passarmos de mão em mão nas mais diversas situações de vida. Imaginem, como é fácil presenciar um diálogo numa qualquer mercearia de uma vila escondida..." Então compadre , já ouviu falar agora da "Face Oculta?"
- ..."Òh, compadre deixe lá isso, eles acabam sempre bem!..."

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Excelentes iniciativas!

Aqui está um belo exemplo do que poderá ser uma cooperação saudável com os nossos vizinhos espanhóis. Chegam neste fim de semana mais quatro exemplares vindos de um cativeiro na região da Extremadura, para tentarmos voltar a ter estes felinos nas nossas montanhas. Estes irão para a região algarvia seguindo uma orientação delineada por um grupo de acompanhamento no desenvolvimento do lince ibérico. Apesar de todas as alterações climáticas que temos vindo a assistir, e ao consequente desaparecimento de algumas espécies animais, eu penso que a preservação e integração só depende de todos nós. Primeiro , incentivando e aplaudindo estes esforços e depois mantendo alguma vigilância aos sucessivos ataques do maior predador conhecido à face da terra, o próprio homem.
À pouco tempo tive conhecimento que em relação à águia-real,(tenho uma estima muito especial por este caso, porque é o simbolo do clube do meu coração) que no nosso País, nidificam essencialmente no Alto Douro, na Peneda Gerês e no Tejo internacional, com uma população calculada em pouco mais de meia centena de exemplares, têm-se vindo a monitorizar alguns casais e ao serem registados pode-se calcular os riscos do seu desaparecimento dos nossos céus.
Outro exermplo, a perseguição desenfreada que as populações rurais mantiveram sempre em relação ao Lobo Ibérico, principalmente no Norte de Portugal. sabe-se que eles são uma ameaça constante aos seus rebanhos e a vigilância têm de ser apertada, mas daì até á perseguição desenfreada e ao perigo da sua completa extinção, acho que poderiamos criar um ponto de equilibrio. Um esforço está a ser feito na Tapada de Mafra na criação de alguns exemplares em cativeiro, penso ser mais uma iniciativa louvável.
A meu ver, existe uma tomada de consciência generalizada, principalmente nas camadas mais jovens, de que um dia pode ser tarde demais. O espelho disso mesmo, são estes registos que descrevi e ainda alguma legislação que tende a alertar para excessos prejudiciais e os pune de forma, talvez mais eficaz.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mugabe europeu


Berlusconi consegue proezas incomparáveis, dignas de um estadista da Somália ou da Birmânia. Num país da comunidade europeia, integrado como sendo uma das dez maiores potências económicas a nível mundial, custa-me acreditar que isto possa estar a acontecer!
Alvo de alguns processos que o indiciam como suspeito, de abuso de poder, corrupção, desvio de dinheiros, conexões (eventuais) à Máfia, etc... nada melhor que intrometer-se descaradamente no poder judicial e mudar algumas regras que o irão beneficiar no futuro próximo. O que se passa com os italianos??- Não conseguem reparar no mais evidente atentado á sua democracia?
Lembro que este personagem é o mesmo que se juntou á uns anos a Durão Barroso e Tony Blair, e nos Açores escreveram uma das mais negras páginas na história política europeia, ao apoiarem Bush no ataque iminente ao Iraque. As suas gaffes são famosas e algumas, não são simples enganos, são tudo menos inocentes.
A história recente de Itália leva-nos concluir que o povo nas horas cruciais, vai de uma ponta a outra no espectro ideológico. Ou muito á esquerda ou muito á direita mas sempre com medos que já têm origem desde a queda de Mussolini no final da 2ª Grande Guerra. O xenofobismo de Berlusconi foi a arma usada durante a última campanha eleitoral e parece que pegou, a sociedade perante uma grande crise económica vira-se contra os potenciais e existentes emigrantes e aprova medidas extremistas.
Os constantes apelos ao bom senso por parte (ás vezes) da comunidade internacional não envergonha este senhor que vai acumulando poderes atrás de poderes e arrisca-se a ficar conhecido como o Mugabe europeu!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PRI


Estamos na última semana de propaganda eleitoral para as autárquicas que se avizinham, e seria bom recordarmos, que possivelmente o novo movimento político recentemente criado, irá eleger pelo menos mais 4 potenciais presidentes de Câmara, num resultado que irá ser digno de registo!
Estou a falar do PRI, (Partido das Revelações Inesperadas) que cada vez têm mais adeptos em Portugal. São excelentes na sua relação com empresas de construção civil, são adeptos de um saco (azul?) sempre à mão para o que der e vier, angariam fundos nas suas campanhas com alguma facilidade, demonstram uma grande capacidade de transferir facilmente dinheiro para paraísos fiscais, adoram dar "prendinhas" aos eleitores na devida altura, detém uma capacidade invulgar de comunicação com os poderes já instituídos, são geralmente bem sucedidos nas eleições a que concorrem, conseguem contratar as melhores agências de tratamento de imagem de forma a retocar alguma "mazela" vinda de um descuido, circulam por as suas coutadas com ar de triunfo e revelam algum desdém por os seus adversários. Enfim, políticos bem sucedidos na vida que continuam a usufruir das nossas complacências. Nomes cimeiros, toda a gente sabe, Avelino Torres (Líder máximo!!!), Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras e Isaltino Morais. Existem mais, mas estes são os principais. As suas revelações em Tribunal são sempre inesperadas, dai o nome do Movimento. Avante meus senhores, o caminho está aberto!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Asfixia ou incompetência?

Cavaco Silva, senão me falha a memória, demorou apenas algumas horas a reagir ao assunto (importantíssimo?) do estatuto dos Açores, interrompendo inclusive as suas férias. Desta vez com o caso (inventado?) das escutas, demorou cerca de um mês e meio a falar sobre esta matéria. Ou eu ainda não percebi o que se passa ou a lista de prioridades do Sr.Presidente está um pouco atrofiada!
Durante este tempo todo, especulou-se, serviu de arma de arremesso entre os vários partidos concorrentes à Assembleia da Republica, foi assunto prioritário entre os editoriais de dois dos mais importantes jornais da imprensa escrita, fomentou debates na televisão e na rádio, agudizou ainda mais a tensão entre Belém e S.Bento, foi motivo de uma dispensa ainda por explicar por parte de Cavaco a um dos seus colaboradores mais antigos, etc...enfim isto tudo para que ontem tivéssemos de ouvir uma comunicação que ainda ninguém conseguiu esmiuçar.
Penso que a conjugação deste primeiro ministro com este presidente faz-me lembrar aquela expressão popular, assim não se estraga duas casas, estão muito bem um para o outro, toleram-se e só lá estão porque os portuguesinhos assim o decidiram e cada povo (tal como já afirmei várias vezes neste blog) só têm aquilo que merece!
Não acredito na história de que tudo isto serviu para desviar a atenção dos portugueses numa altura de eleições, para não se falar de assuntos importantes e dignos de uma campanha eleitoral, acredito mais na forte possibilidade de que as escutas foram uma forma de "asfixiar" os nossos neurónios durante uns tempos e conseguiram-no!!!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A menina e o cão.

Aprendi a gostar desta senhora, após ter assistido a um documentário sobre a sua obra, em que ela intervinha, explicando os seus trabalhos. Reconheço que conhecia mal o seu trabalho, mas logo fiquei interessado, dado que as explicações eram de uma ingenuidade confrangedora. Depois de se conhecer minimamente o seu espólio, ainda fiquei mais desconsertado com as teorias e os porquês?
Paula Rego conta as suas histórias de uma forma muito fria e directa, desmistificando o conceito de beleza feminina, dando a essas personagens rostos masculinizados ou reproduzindo na tela uma clara fantasia sexual de uma forma ingénua. Sem jogo de escondidas, transforma fábulas seculares, com base em autores britânicos, (clara influência da sua escola de formação) em imagens cruas e complexas. Existe surrealismo nalguns quadros, aonde procura na minha opinião criar uma mensagem simples através de sequências fantasiadas, como por exemplo a combinação da bestialização dos humanos e a humanização das bestas ou a interpretação de situações comuns de relações familiares em geniais peças, aonde não se distingue quem representa o quê?- Mas depois ela vêm explicar todo este cenário de uma forma linear e "naif" que nos arrasa,http://www.youtube.com/watch?v=4bjFmReB37c.
Esta semana inaugurou uma bela "Casa de Histórias" ali para os lados de Cascais com uma exposição desta pintora que vale a pena conhecer, eu fui até lá e adorei. Sabe a pouco, mas é um belo espaço de cultura.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Polítiquices!


Tento ser sempre o mais coerente possível com aquilo que escrevo neste blog, e partindo dessa ideia devo aqui voltar a falar de Manuel Alegre. Em 16 de Novembro último, escrevi algo que me surpreendia pela positiva. Este senhor era uma voz irreverente na bancada do PS, votava conforme os princípios de esquerda que sempre o orientaram na política nacional. Agora que estamos à beira do final da legislatura, Manuel Alegre renunciou aos seus valores com algo na manga que me custa a aceitar.
Nesse ultimo texto que escrevi, cito "Por mim, vou-lhe dando por enquanto o beneficio da dúvida". Li com alguma surpresa que este senhor estará no próximo dia 19 em Coimbra, num comício ao lado do Engenheirinho em que irá ser porta-voz do apoio incondicional nestas eleições ao seu PS. Não me surpreende que o faça, porque é o seu partido de sempre, mas com este primeiro ministro que tanto o indignou, vai agora estar ao seu lado?
Eu penso, que esteja a abrir caminho a uma possível troca de "favores", porque as presidenciais vão chegar, e ele pisca ambos os olhos ao apoio do seu aparelho partidário, presidido claro está por o Engenheirinho!- Isto é política de muito má memória, para já retiro-lhe o beneficio da dúvida.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O céu ainda nos vai cair na cabeça!


Na banda desenhada do René Goscinny, o Obélix costumava dizer, estes romanos são loucos!- Eu, na fase actual digo, esta direita deve estar louca!- Esta senhora de idade que se vai arrastando por o continente e ilhas, cada vez que abre a boca, o Pacheco Pereira reza uma série de avé-Marias e tenta disfarçar os mal entendidos.
Agora, foi para a Madeira elogiar o compadre laranja e acusando o PS de provocar deficit democrático no continente. Como é possível alguém elogiar o digníssimo e altruísta Alberto João Jardim que ainda á pouco tempo, queria simplesmente ilegalizar o Partido Comunista com a justificação mais descabida deste mundo!?- Antes deste brilhante passo, tinha também tido uma decisão fundamental para não conseguir vencer as próximas eleições. Quando apresentou a sua lista de deputados á Assembleia da Republica, bloqueou a entrada aos que nunca tiveram do seu lado como o Passos Coelho, mas incluiu nomes como o António Preto, brilhante desconhecido que apenas se sabe que é neste momento arguido num processo judicial em curso!- Ora aqui temos um excelente exemplo de cultura democrática.
Por estas e por outras é que o engenheirinho continua a sorrir e apresenta-se, apesar de tudo, como um forte candidato a primeiro-ministro.

sábado, 5 de setembro de 2009

Sexta feira 13?


Naturalmente que ninguém de bom senso acredita que o Engenheirinho estará por trás desta decisão da Administração da TVI de cancelar o "Jornal de Sexta feira". Isto, porque estamos a semanas das legislativas e esse lance seria catastrófico em termos de resultados eleitorais para o PS. Agora, poderemos perguntar, quem é que decidiu colocar o Engenheirinho nesta posição incómoda?
Já sabemos de antemão que a PRISA recusa aceitar a decisão como sua e afirma que foi da Média Capital em Lisboa que partiu essa ideia. Da administração em Lisboa também ninguém abre a boca e acho que a verdade nunca ninguém irá revelar. A Entidade Reguladora do sector critica esta medida e abre inquérito, mas como sempre, duvido dos seus resultados práticos.
Tenho uma opinião pessoal sobre os conteúdos apresentados nesse jornal da noite, não nutro simpatia alguma de Manuela Moura Guedes e do seu estilo inconfundível, penso que uma grande percentagem das peças apresentadas seriam de carácter sensacionalista e pouco razoáveis, acho que poderia ser um espaço dinâmico que fugisse aos parâmetros de todos os outros Jornais da semana, mais de reflexão e debate de ideias e menos de "escândalos" um pouco fabricados!- A insensata forma de captar audiências neste canal, produzia ás vezes, situações caricatas. Mas admito que esta senhora ganhou notoriedade com toda esta história e vai tirar proveitos disso mesmo, vitimizando-se cada vez mais e se calhar bater a outras portas, para "montar" outros cenários e seguir em frente. Sede de protagonismo, algo que o verdadeiro jornalista não deveria de procurar. Procurar a noticia e não ser a noticia!
Claro que o Engenheirinho apenas está a colher os frutos daquilo que semeou, e tal como o povinho afirma, quem semeia ventos...

domingo, 30 de agosto de 2009

Porque não te calas?


-O inimitável Chavez acaba de proibir qualquer manifestação de protesto na Venezuela com a ameaça de penas de prisão. Os estudantes têm demonstrado nas ruas a sua revolta contra as reformas agora apresentadas. Assusta-me pensar que este senhor auto intitula-se uma pessoa de esquerda e que luta por uma democracia forte que possa fazer frente ao imperialismo americano naquele continente. Assusta-me também que outros países da América do Sul e do Centro seguem as pisadas do senhor Chavez. Aos poucos vão mudando as leis da Constituição, de forma a que esta possa servir os seus interesses, manipulando visivelmente todos os órgãos reguladores das instituições á volta do poder. Chama-se a isto no meu entender, o renascer de novas ditaduras que estarão a substituir outras de carácter militar muito típicas destas bandas.
Chavez com esta conversa de fazer frente aos opressores americanos vai fechando os olhos ao seu povo e vai cometendo atropelos á democracia gravíssimos!- O petróleo vai sendo a sua tábua de salvação e poder de negociação com muitos oportunistas pelo meio. Inclusive o nosso Engenheirinho (muito amigos!?) avançou com um negócio fantástico, trocar "Magalhães" por oportunidades de parceria em vários projectos muito comprometedores para a nossa economia. Estranho a vocação que os nossos governantes têm para conseguir acordos com estes símbolos extremos da hipocrisia politica mundial. Já aqui referi neste blogue, noutra ocasião, a forma escandalosa em como recebemos também José Eduardo dos Santos (será mais uma vez o petróleo e os diamantes?) com todas as honras de Estado, outro símbolo para mim, de um ditador , sem qualquer problema de espezinhar o seu próprio povo. Direitos, Liberdades e Garantias são neste casos para esquecer, importa sim, sobreviver a estes regimes.
Nunca fui admirador da corte de Espanha, mas estou de acordo com o rei João Carlos quando disse numa ocasião, "Porque não te calas!!??" mas agora de uma vez por todas!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Saudade.

-Agora que se comemoram 80 anos do nascimento de José Afonso, achei por bem deixar aqui um registo ao vivo no Coliseu. Aliás um dos seus últimos concertos ao vivo. Numa galeria de pessoas que eu tenho vindo a salientar neste blog, não podia deixar de falar sobre este nome maior da luta contra o Estado Novo, além de muitas outras vertentes notáveis que compunham a sua personalidade. Apesar dos quase 35 anos sobre a Revolução, continuamos por realizar muitos dos sonhos, por os quais este homem lutou tenazmente. Quando vamos a uma repartição pública, por exemplo, ainda sentimos alguma sobranceria por parte de certas pessoas que se julgam senhoras de um qualquer poder autocrático. A própria forma como alguns dos portuguesinhos se dirigem a esses mesmos balcões, com alguma deferência e submissão, leva-me a crer que estes anos todos ainda não chegaram para nos libertarmos de quase meio século de clausura. Estará no nosso código "genético" como marca indelével, esta forma de nos agacharmos com tanta facilidade?
- Grande Zeca deve dar voltas e mais voltas na sua tumba e deverá perguntar-se "Porque demora tanto tempo a acordarem?"
- Em 1983, já com notórias dificuldades ele esteve no Coliseu e passou mais uma vez a sua mensagem que nunca cansou de nos cantar. Doar a sua forma de sentir o povo, a forma como sentia a fraternidade entre as diversas classes sociais, ser real, independentemente da opinião dos seus interlocutores, encarar os problemas a ultrapassar de frente e sem complexos. Este homem do povo e que sabia estar com o povo, era simples e se fizeram dele um mito, penso que o seu legado deveria ser aproveitado para efeitos mais práticos e úteis e não para o endeusar. Ele rejeitaria essa pretensão. Deveríamos pensar um pouco mais na sua vida e seguir alguns dos seus conselhos, talvez assim pudéssemos trilhar um outro caminho, mais solidário e mais justo.


A Morte Saiu à Rua

Zeca Afonso

A morte saiu à rua num dia assim
Naquele lugar sem nome para qualquer fim
Uma gota rubra sobre a calçada cai
E um rio de sangue de um peito aberto sai

O vento que dá nas canas do canavial
E a foice duma ceifeira de Portugal
E o som da bigorna como um clarim do céu
Vão dizendo em toda a parte o Pintor morreu

Teu sangue, Pintor, reclama outra morte igual
Só olho por olho e dente por dente vale
À lei assassina, à morte que te matou
Teu corpo pertence à terra que te abraçou

Aqui te afirmamos dente por dente assim
Que um dia rirá melhor quem rirá por fim
Na curva da estrada à covas feitas no chão
E em todas florirão rosas de uma nação






terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fuga á realidade

*Fuga. //n.f. acto ou efeito de fugir;retirada rápida;evasão;acto de não fazer ou assumir o que se devia;subterfúgio;saída de gás ou líquido;oportunidade;etc.
"Dicionário da Língua Portuguesa" Porto Editora, 2009
Fui buscar a definição exacta da palavra fuga para compreender se seria injusto classificar a prestação do nosso Governo nos últimos 4 nos e meio como uma fuga à realidade?- E fiquei indeciso em escolher entre as duas melhores definições. Ou estamos perante um acto de não fazer ou assumir o que se devia, ou então, um subterfúgio. Isto porque, poderíamos pegar nestas duas opções e ir buscar mil exemplos de cada uma. Fuga à realidade porque o mesmo Primeiro-Ministro que interrompe as suas férias para numa declaração relâmpago afirmar que baseando-se em dados recentes a nossa economia registou uma leve recuperação, à imagem da França e da Alemanha, revelando aqui sinais de opções acertadas para combater esta crise mundial, ele mesmo no dia seguinte esqueceu-se de comentar os números agora revelados do desemprego em Portugal!- Ultrapassámos os 500 mil e muitos deles sem acesso a qualquer subsidio. O subterfúgio que geralmente utiliza, invariavelmente consiste numa frase feita por políticos "rascas". Estamos perante a maior crise desde a recessão dos anos 20 do século passado!!- Não podemos fazer nada, diz ele. Eu digo que podemos fazer algo e já no final do próximo mês, basta que os portuguesinhos saibam merecer a oportunidade de se pronunciar perante as urnas. Espero que também eles não fujam da nossa realidade.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Melhor Jogador do Mundo!

A nossa selecção prepara-se para realizar hoje um jogo de preparação contra o Liechenstein. Queiroz, na lista de convocados , divulgada à uma semana, incluiu o MELHOR JOGADOR DO MUNDO!- Infelizmente, uma arreliadora gripe (ainda não se sabe, se dos porcos ou outra qualquer?) impediu o MELHOR JOGADOR DO MUNDO de se apresentar na dita comitiva. O Real Madrid enviou uma carta à Federação Portuguesa de Futebol a noticiar o facto, sem mais pormenores. O Gilberto Madaíl já veio afirmar em público que este procedimento do clube espanhol não foi correcto. Se enviou uma queixa para a UEFA?- Acho que não. Do MELHOR JOGADOR DO MUNDO também não partiu qualquer afirmação, sobre este súbito estado gripal.
Tudo isto seria muito estranho num outro PAÍS, mas aqui não. Somos pequeninos, vamos continuar a ter dirigentes federativos com diarreia mental diariamente e um seleccionador que no vocabulário não encontro palavras que expressem a forma como o classifico. No entanto como povinho, continuamos a idolatrar um rapazinho madeirense que sabe dar uns chutos na bola e autoproclama-se candidato a MELHOR JOGADOR DO UNIVERSO e arredores...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O País Relativo

"País purista a prosear bonito,
a versejar tão chique e tão pudico,
enquanto a lingua portuguesa se vai
rindo
galhofeira comigo.

País que me pede livros andejantes
com o dedo, hirto, a correr as
estantes.

País engravatado todo o ano
e a assoar-se na gravata por engano.

País onde qualquer palerma diz,
a afastar do busílis o nariz:
- Não, não é para mim este país!
mas quem é a bàquestica sem lavar
o sovaco que lhe dá o ar?

Entrecheiram-se, hostis, os mil
narizes
que há neste país.

País do cibinho mastigado
devagarinho.

País amador do rapapè do meter butes e do parlapié,
que se espaneja, cobertas as miudas,
e as desleixa quando já ventrudas.

O incrível país da minha tia
trémulo de bondade e de aletria.

Moroso país da surda cólera
de repente que se quer feliz.

Já sabemos, país, que és um
homenzinho...

País tunante que diz que passa a vida
a meter entre parêntesis a cedilha.

A damisela passeia
no país da alcateia,
tão exterior a si mesma
que não é senão a fome
com que este país a come.

País do eufemismo, a morte dia a dia
pergunta a mesureiro. Como vai a vida?
País dos gigantones que passeiam
a importância e o papelão,
inaugurando esguichos no engonço
do gesto e do chavão.

E ainda há quem os ouça, quem os
leia,
lhes agradeça a fontanária ideia!

Corre boleada, pelo azul
a frota das nuvens do país.
País desconfiado a reolhar para cima
dum ombro que, com razão duvida.

Este país que viaja a meu lado
vai transido mas trasistorizado.

Nhurro país que nunca se desdiz.

Cedilhado o cê, país, não te revejas
na cedilha, que a palavra urge.

Este país, enquanto se alivia,
manda-nos à mãe, à irmã, à tia,
a nós e à tirania,
sem perder tempo nem caligrafia.

Nesta mosquitomaquia
que é a vida
o país,
que parece comprida!

A Santa Paciência, país, a tua
padroeira,
ja perde a paciência à nossa cabeceira.

País pobrete e nada alegrete,
baú fechado com um aloquete,
que entre dois sudários não contêm
senão
a triste maça do coração
...."

- Este excerto de "Feira Cabisbaixa" de Alexandre O´Neill foi editado em 1965 e se analisarmos bem estes ultimos 50 anos, não mudou muito, todas estas caracteristicas dos nossos portuguesinhos.Confesso que me continua a custar muitíssimo, estes contínuos atrasos no nosso desenvolvimento, a partir da nossa emanicipação em termos de democracia plena, mas este "deixa andar" transformou-se numa imagem de marca. Tal como o grande poeta disse "...País engravatado todo o ano..."

domingo, 19 de julho de 2009

Sniff de férias (II)






É verdade que existem no País, ainda, cantinhos que não foram estragados irremediavelmente. Eu fui testemunha durante vários dias desse facto ali para os lados do Cabo Sardão (litoral alentejano). Um pedacinho de céu na terra, uma escapadela de sonho, a verdade sobre como respeitar uma reserva natural sem pensar em tentações imobiliárias megalómanas, o verdadeiro sentido da palavra férias encontra-se neste local, eu podia construir aqui mil e uma frases para descrever aquele local perto de Cavaleiro.Fiquei fascinado, apesar de já ter conhecido um outro local perto e também belíssimo que dá pelo nome de Almograve. Vão até lá e peço-vos , não estraguem, apenas desfrutem e depois digam-me qualquer coisa!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Um ano!

Faz hoje um ano que eu comecei a desabafar de fininho neste blogue. Nunca fui muito pretensioso com estes testemunhos, até porque os meus conhecimentos a nível informático de modo a enriquecer o aspecto do blogue, são um pouco limitados. Considero positivo o caminho até aqui percorrido, dei-me a conhecer melhor a pessoas amigas e sem rodeios descrevi a imagem que eu tenho do mundo, sem narcisismos exacerbados e com vontade de não só, interiorizar os meus pensamentos mas compartilhar e fundamentalmente escrever. Que é uma das minhas paixões a par da fotografia e do cinema.
Acho que não seria pedir muito ás pessoas que acompanham este meu devaneio, que nesta data pudessem deixar aqui as suas criticas, de forma a eu poder melhorar este abc dos portuguesinhos através dos seus comentários.
Às vezes as coisas mais simples, são as mais importantes na vida e eu prezo muito a capacidade de pensarmos com as nossas cabecinhas e deixarmos de vez de sermos os "tais portuguesinhos" que aparentemente deixamo-nos ir na primeira vaga com algum burburinho. A acomodação vêm sempre conotada com conformismo e eu sinceramente abomino solenemente a ideia de que seremos eternamente assim. Dá a sensação por vezes , que fomos formatados durante 40 e tal anos e agora, ainda não chegaram estes 30 e tal para nos vermos livres desse estigma. Tal como nos escreveu o Alfredo Keil no nosso hino, ..."contra os papões lutar,lutar!!!..."

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Leite Derramado

1975
(pimeira vesão")

Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim

Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim

-Aproximam-se as férias, e eu pensei aconselhar o ultimo livro que li, de uma pessoa que sempre aprendi a admirar. Chico Buarque acaba de publicar o seu terceiro livro, "Leite Derramado". A narração por parte de um personagem, da sua vida, dos seus antepassados, as suas origens. Uma história linear que nos conta a história do Brasil dos últimos dois séculos.Um romance que se desfolha de forma vertiginosa, tal é a facilidade de despertar a nossa curiosidade no epílogo.
-Logo a seguir à nossa Revolução dos Cravos, este senhor fez-nos o favor de nos homenagear com aquela bela canção de saudade, optimismo e vontade de vencer que foi a famosa "Tanto Mar". Em 1975 o povo brasileiro debatia-se ainda com essa terrível praga (principalmente no Centro e Sul do Continente americano)que davam pelo nome de Ditaduras Militares, este senhor, num espectáculo ao vivo no Canecão com a Maria Betânia, lançou este hino de liberdade que logo prontamente foi bloqueado pela Censura. Nós, passados 35 anos não cumprimos com todos os designios de Abril, mas cá continuamos a lutar por uma festa maior, pá!!!


domingo, 14 de junho de 2009

Crise?-Qual Crise????

-Estamos prontos para mais uma campanha eleitoral , estilo 2 em 1. Traduzindo, em pouco mais de duas semanas iremos ter legislativas e autárquicas. Isto para finais de setembro, principio de Outubro. Cavaco Silva vetou uma lei sobre as regras do financiamento dos partidos, agora que se preparam para mais umas voltas pelo País real. Um dos argumentos apresentados, prende-se com o facto desta lei ser mais permissiva ao controle das verbas arrecadadas. Apesar da propagada crise, as finanças dos principais dois partidos estão de saùde, graças àquilo que arrecadam das variadíssimas empresas, conforme a sua cor política e os "arranjinhos" que pretendem no período pós-eleitoral.
-Na mesma semana, sabemos também que Cristiano Ronaldo vai auferir nos próximos tempos cerca de 25 mil € por dia (!!!) num País, com uma das maiores taxas de desemprego da Europa, num clube com um passivo de 500 milhões de Euros!!!!!
- A crise instalou-se e vai durar por algum tempo, mas ao mesmo tempo, o G8 que se reuniu esta semana declararam existir sinais de uma possível retoma, mas tudo não passa de uma suposição , ninguém pode ter certezas.
- Vivemos tempos muito confusos, as noticias caem a toda a hora e os paradoxos são cada vez mais inverosímeis. Se por um lado, no quotidiano lembram-nos a crise minuto a minuto, por outro lado, chegam-nos estas histórias megalómanas que nos arrepiam e fazem recear o pior.

domingo, 7 de junho de 2009

Um optimismo depositado em off Shore!


- Imaginemos por segundos, que não somos portugueses e vivemos lá longe, num País do outro lado do hemisfério. Portugal, seria uma palavra difícil, só de pronunciar!-De repente, conseguimos sintonizar uma RTP ou SIC internacional e ouvimos falar desse povo na Europa aonde duas noticias, tiveram um certo relevo esta semana:
-Primeira. O presidente desse país, lamenta-se publicamente, que perdeu muito dinheiro num banco de investimento privado ( ele e a sua mulher!!) e que não guarda as suas economias num colchão?!
-Segunda. O Ministro das Finanças é barrado por um grupo de cidadãos à saída de um Hotel, no centro da capital, exigindo que lhes sejam devolvidas as quantias depositadas num determinado Banco Privado e que entretanto as suas contas foram congeladas, até se encontrar uma solução possível!
Qual seria logo, instintivamente, a análise a quente que iríamos fazer?- Pois é, comentários nada agradáveis.
Entretanto nós, os portuguesinhos , que estamos metidos nisto até às orelhas e compreendemos por exemplo, o porquê de Cavaco Silva ter defendido até hoje o seu amigo Dias Loureiro e também termos a explicação definitiva sobre as ajudas do Estado à Banca , no caso do BPN, diriamos a essas pessoas do outro lado do mundo. Não somos aquilo que vocês pensam, sabem porquê?- Porque somos um "povinho optimista" no nosso futuro!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Jogo de cintura


A Liga Portuguesa de Futebol tentou, que já na próxima época, as equipas que não regularizassem os seus compromissos com os seus jogadores, fossem penalizados com pontos durante a época. Naturalmente, os clubes seus associados foram as forças de bloqueio a que este decreto fosse aprovado. Só tudo terá efeito a partir de 2010/11 e na próxima época vamos continuar a alimentar as "SAD gulosas" e os presidentes manhosos com bom jogo de cintura. O Presidente do Sindicato de Jogadores alertou para a inconsequente força dos dirigentes da Liga, porque são sempre "manipulados" por os donos da Bola. Este futebol português, cheira cada vez pior e a paixão por este desporto vai-se desvanecendo por causa dos sucessivos episódios tristes , tal como esta ultima Assembleia da Liga. Como exemplo máximo deste "chico espertismo português" temos o caso do Sr.Oliveira, Presidente do Estrela da Amadora. Um portuguesinho que dá tanto nas vistas que eu acho constituir um verdadeiro milagre o senhor não ter dentro de pouco tempo um destino parecido ao de Vale e Azevedo. Vamos esperar, e ver como irá conseguir inscrever o seu Amadora na próxima edição da 1ª divisão.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Tiro no escuro.


Na minha breve visita a Barcelona, deparei com este reclame junto ás Ramblas. Isto a propósito das próximas eleições Europeias. De um lado exibiam um suposto frango embalado, com todas as etiquetas de informação sobre o produto, em contraste, uma outra embalagem sem qualquer informação!- Querem os autores desta mensagem passar a ideia de que, votar nas próximas eleições, é um tiro no escuro. Não sabemos bem o que estamos a eleger?- Esta campanha eleitoral, que começou exactamente hoje, vai falar de tudo menos nos programas e projectos de cada partido para os próximos anos em Bruxelas. Será mais uma vez, o habitual "lavar de roupa suja" e a preparação das legislativas que se aproximam. Um primeiro "round" aonde ninguèm saírá derrotado, mais uma vez, e que de esclarecimentos irá acontecer muito pouco. Conclusão final, será como irmos ao supermercado e desconhcermos por completo os produtos que escolhemos!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Benvinguts à Barcelona.(parte II)

"Árvores de pedra"

"Hipérboles de sonho"

"Brinquedos monocromáticos"

"Tempestades Mediterrânicas"

"Bairro Gótico"

"Vai um banho de cor, freguês?"

domingo, 10 de maio de 2009

Benvinguts à Barcelona.

" Carrer Gótico"

" Um sonho do Modernismo"

"Guerreiros de Milà"


" O enxame"

"Sentinelas olímpicas de Montjuic"

" A face de papel "


"o artesão "