Na última semana, li no reputado "Finantial Times", um artigo de Peter Wise, que resumidamente, glorificava a nossa recuperação económica. Afirmava, que Portugal está a conseguir sair da maior recessão dos últimos 40 anos, com taxas de crescimento superiores à média europeia, registadas no último semestre do ano transacto. Acrescentando também, a descida da taxa de desemprego, o valor positivo da nossa balança comercial e a queda em todos os prazos dos juros da divida. Eu pergunto, à custa de quem?
- Sem infraestruturas sólidas, não existe economia que se aguente. Necessitamos de uma mudança que não foi executada. Baixando novamente os impostos para valores decentes, todos estes sinais positivos, são meros indicadores provisórios, voltaremos a bater à porta dos nossos credores.
-Esta semana, o nosso querido Primeiro afirmou que a Moody´s (de quem disse cobras e lagartos no passado recente) deu um excelente sinal , para uma possível subida do nosso rating. Esse sinal até poderia ser bom, se fosse fruto, dos primeiros resultados visíveis de uma profunda reforma do Estado. No meio desta profusa e insistente campanha, o que foi escondido em baixo do tapete?
-Só vou dar alguns exemplos. Continuamos a ter filas de espera nas urgências dos hospitais, muito acima do que é expectável, porque o desinvestimento neste sector é chocante. Os cortes começam a atingir as pessoas que normalmente se dirigiam às unidades de saúde para ter os cuidados básicos em doenças oncológicas! -Os enfermeiros emigram em larga escala, porque não encontram soluções dignas e os médicos saltam para o privado ou "fingem" estar nos dois lados. Os tribunais estão completamente inoperantes, os processos acumulam-se sem solução à vista e a prometida reforma da justiça ficou mais uma vez na gaveta. O ensino está um caos. Professores desmotivados, equipamentos ou fecham ou estão a cair e o desinvestimento na ciência têm dado nos últimos dias, noticias alarmantes. A atribuição de bolsas é uma vergonha, mais valia mandar estas pessoas procurar financiamento para os seus projectos, algures num país decente. Estes e muitos outros casos, são o lixo que se deseja esconder.
O único assunto, aonde este Governo têm feito um excelente trabalho e de maneira célere, é sem dúvida, esmifrar os nossos bolsos, com impostos de toda a maneira e feitio!!!-Convinha lembrar no entanto a Passos e Portas, que varrer o "lixo" para baixo do tapete, não vai resultar durante muito tempo, apesar desta enorme vontade de apresentar números bonitos! ´
Sem comentários:
Enviar um comentário