quarta-feira, 16 de julho de 2008

Um Nobel repatriado.

Finalmente um espaço em Lisboa para Um Nobel .Irá ser na Casa dos Bicos, ali para os lados do Campo das Cebolas. Na Assembleia Municipal esta foi uma proposta que passou com quase maioria absoluta, apenas o movimento que apoiou Carmona Rodrigues votou contra.
Neste momento está a decorrer uma exposição bastante interessante no Palácio da Ajuda, sobre a sua vida e obra.
Esta forma de homenagearmos os nossos maiores nomes da Cultura portuguesa só após o desaparecimento das mesmas, dá-me a sensação que nos sentimos incomodados por demonstrar a outra pessoa o apreço e admiração enquanto andam por cá. Seria exaustivo enumerar as variadíssimas personagens que só foram reconhecidas tarde de mais. Além daquelas que nos demos ao luxo de simplesmente castigar devido ao seu génio e não é preciso recuar muito no tempo para encontrar exemplos.
Este senhor que em tempos teve um desentendimento com um secretário de Estado da Cultura no tempo do Cavaquismo. Este mesmo senhor que muitas vezes não foi politicamente correcto por ter dito aquilo que pensava rejeitando hipocrisias. Aos da esquerda mais fechada e cega, já respondeu tambem com celeridade e vontade de pôr os pontos nos iis, apesar de nunca ter escondido as suas tendencias politicas. Este senhor que respondeu sempre "às palmadinhas" nas costas com precaução, ajustando sempre a sua resposta á forma como as pessoas se poderiam aproveitar ou não da sua pessoa. Sempre muito lúcido apesar da sua idade avançada, escolheu uma ilha espanhola em tempos para o despoletar de uma obra reconhecida em todos os cantos do mundo. Uma ilha que lhe deu a paz de espirito necessária que não encontrou no seu próprio Paìs.
Maria João Pires acaba por ser mais um exemplo do que acabo de dizer. Brasil foi o seu exilio, após a frustrante tentativa de fazer em Belgais algo de muito bonito. Levar CULTURA ao interior de Portugal
O orçamento para a Cultura é o mais baixo em relação a todas as outras categorias, mas isso não é desculpa para os atropelos sucessivos a pessoas que mereciam um pouquinho mais.