quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Besta "Blaugrana"

Gosto muito de futebol e quando é jogado como o Barcelona o faz, fico deveras encantado. À três anos, quando estive nesta lindíssima capital da Catalunha, tive o prazer e a oportunidade de assistir a uma meia final da Liga dos Campeões Europeus num pequeno café junto à Carrer de Mallorca. O adversário era nem mais nem menos do que o Chelsea, e só nos minutos finais os catalães conseguiram desembrulhar este problema que estava difícil. O que se seguiu, eu nunca mais esquecerei. Uma multidão surgiu de todas as Gran Vias e foram desembocar na Praça da Catalunha, eram milhares e milhares de pessoas que em perfeita loucura festejavam aquela passagem à final da prova maior da Europa. Fiquei um fã incondicional desta cidade de Gaudi e desta febre pela sua equipa de futebol.

Passados estes anos, esta "máquina" de produzir um futebol quase perfeito, continua a coleccionar títulos atrás de títulos. Ainda esta semana arrecadou no longínquo Japão, mais um troféu de grande prestigio, melhor clube do Mundo, ultrapassando facilmente os brasileiros do Santos com um rotundo 4-0. O treinador da equipa adversária ainda estranhou a forma como o Barcelona se apresentou em campo, com 3 defesas e 7 jogadores de meio-campo, sem avançados de raiz????- Aquilo funciona como um harmónio, defende tudo quando tem que se defender e depois avançam no terreno com uma posse de bola inacreditável, com passes curtos e certeiros, de repente sai um passe para a desmarcação fulminante e lá aparece um ou dois jogadores com hipóteses de facturar. Um modelo simples, um rendilhado que dá prazer presenciar e os jogadores que já jogam juntos à cinco anos, fazem-no com um à vontade que dá cabo dos nervos aos seus opositores. Mourinho afirmou à pouco tempo que o Real Madrid seria campeão em qualquer outro País da Europa com uma margem muito confortável, mas aqui em Espanha reconhece que é difícil. Não poderia estar a prestar maior homenagem aos pupilos de Guardiola. A sua arrogância característica não o impede de reconhecer méritos à forma como os catalães são muito duros de roer.

Pela minha parte, apenas digo que não me lembro de alguma vez ter assistido a um domínio tão avassalador de um time na Europa com tanta regularidade exibicional e demonstrando uma saúde mental e física, que se arrasta por épocas inteiras. Sempre sob a batuta de um jogador extraordinário que dá pelo nome de Messi, quase todo o resto da equipa é fruto da "cantera" do FC Barcelona. Uma ideia a fixar pelos medíocres dirigentes portugueses.