sábado, 7 de novembro de 2009

Todos os Nomes

Saramago um dia escreveu um livro que se chamava "Todos os Nomes" que na minha opinião é um dos melhores da sua obra.
Eu tenho uma teoria para este fenómeno da abertura de processos judiciais a torto e a direito. Existe um criativo lá na investigação criminal da Judiciária que está encarregue de inventar um nome para os processos que vão aparecendo. Existem uns tantos que são demasiado óbvios, como é o caso da "Casa Pia",do "Freeport"ou do "BPN".Mas já exige alguma sabedoria para criar nomes como "Furacão"; "Apito Dourado" e agora "Face Oculta". Isto faz-me lembrar as tempestades nos Estados Unidos. Quando se começam a formar no Atlântico, já um cérebro propõe um nome para baptizar o dito cujo. Outra semelhança quase inacreditável, tal como a maior parte dos ciclones, eles aparecem , faz-se um grande barulho, mas logo se desfazem e não se ouve falar mais deles.
Já alguma vez se ouviu falar, ou foi capa de jornal nos ultimos tempos um mega processo que tenha chegado ao fim e que se apresentassem conclusões?- Não me lembro. E mesmo aqueles que correm mais ou menos rápidos e se chega a uma conclusão como o que envolvia o Isaltino Morais, neste momento decorrem apreciações ao recurso interposto, a que se seguirão outros recursos até que tudo se esfume na poeira dos tempos.
Portanto, desde que Armando Vara tenha um pé de meia( deve ter porque foi muitas vezes administrador de varias instituições bancárias, nos últimos anos) para apresentar recursos e um circulo de amigos como o engenheirinho, não têm evidentemente nada que recear pelo facto de ter sido constituído arguido.
A justiça em Portugal, no que se refere a fraudes que envolvam portuguesinhos de uma casta superior, acho que estamos conversados. O mais importante é arranjarmos um nome com "glamour", para passarmos de mão em mão nas mais diversas situações de vida. Imaginem, como é fácil presenciar um diálogo numa qualquer mercearia de uma vila escondida..." Então compadre , já ouviu falar agora da "Face Oculta?"
- ..."Òh, compadre deixe lá isso, eles acabam sempre bem!..."