terça-feira, 12 de julho de 2011

O número dez!


Está a decorrer a Copa América e para nós europeus, esta competição passa um pouco ao lado, apesar de termos curiosidade de seguir o comportamento dos colossos Brasil e Argentina. Esta taça é similar ao nosso campeonato da Europa que se realiza de 4 e 4 anos.Falo hoje neste assunto para referir um jogador a quem já adjetivaram de todas as formas e feitios e que agora apelidam como sendo ele e mais dez, a seleção que joga em casa e pretende o título.

Ao contrário do que se possa pensar, mesmo entre aqueles que veneram o seu grande rival em termos de performance, Ronaldo, existe um grande consenso nos dias que correm, este rapaz argentino é sem duvida o melhor jogador de futebol das ultimas épocas e porventura um dos melhores de sempre, digno de estar naquela montra daqueles "Deuses da bola" que tanto já ouvimos venerar, como Di Stefano, Pélé, Maradona, Cruif, Eusébio,etc...
O inicio da sua carreira, foi traumático, porque bem cedo foi-lhe diagnosticado um problema hormonal que retardava o desenvolvimento ósseo, nessa altura começou um tratamento que custava 900 dólares por mês e foi a fundação aonde o pai trabalhava que custeou este processo, baseava-se numa injeção em cada perna durante todos os dias!!!- Já então mostrava os seus dotes numa equipa argentina, Abanderado Grimaldi. Mas entretanto a Argentina passava por um momento de grandes dificuldades financeiras o que levou a que se cortassem muitas despesas e Messi impedido de prosseguir os seus tratamentos, rumou a Espanha, por iniciativa dos pais. Uma prima da mãe, que residia em Lérida, perto de Barcelona, passou a tomar conta do rapaz. Os olheiros do clube catalão depressa o foram buscar e passaram a pagar todos os tratamentos, além do sustento da própria família que se vieram juntar a ele. Começou a dar nas vistas nos escalões mais jovens e daí até à sua estreia pela equipa principal foi algo meteórico. Uma curiosidade que muita gente não sabe, é que Messi estreou-se pelos seniores contra o Porto no estádio do Dragão em 16 de Nov. de 2003, o resto da história toda a gente sabe. Uma das grandes facetas que eu mais admiro neste craque, é que sabe ser um senhor dentro e fora do campo, um verdadeiro exemplo a seguir.