terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A cantiga é uma arma!

+

José Mário Branco é mais um daqueles nomes que incluo neste blogue como uma referência da cultura portuguesa a quem deveríamos todos prestar uma devida homenagem, porque nunca se curvou perante todo este chorrilho de políticos que se pavonearam no poder desde o 25 de Abril. E antes disso foram alguns anitos no exílio em Paris, porque tal como o Zeca também passou das marcas.
Esta apresentação ao vivo em 1982, têm hoje uma actualidade espantosa. Ouçam-na com atenção e reparem que pouca coisa mudou, o FMI anda por aí a rondar e tal como naquela época, é uma instituição financeira internacional que se prepara para nos "ajudar".
"...Saímos de cravo na mão a horas certas..."; "...acabamos todos a estender o braço..."; "...a culpa é dos partidos, são todos a mesma merda, é só paleio, o pessoal não quer é trabalhar..." estas e outras passagens deste testemunho histórico que levanta questões pertinentes sobre o porquê de não andarmos para a frente. Dorminhocos e entretidos com números que lançam cá para fora todos os dias. Num dia o nosso défice não aumentou como esperávamos, noutro dia o numero de desempregados aumentou porque houve uma fuga de informação e a estatística já não é o que era, noutro ainda as agências de rating andam a tramar-nos com especulações infundadas e por fim as exportações vão de evento em popa. E os portuguesinhos continuam impávidos e serenos à espera do FMI!!!
Existe na música portuguesa muita gente que se auto intitula produtora e divulgadora de música de intervenção, mas muita dessa malta o que produz é inócuo, este senhor que hoje aqui refiro costuma dizer desde sempre que a "cantiga é uma arma", e é mesmo no caso dele.