terça-feira, 12 de agosto de 2008

Francamente Georgia?

Existem muitas formas de hipocrisia na politica internacional, e a situação está-se a tornar caótica.
Com lideres como Bush, Sarkozi, Putin, Berlusconi, Gordon Brown, etc...não estamos descansados. Agora foi a inoportuna tentativa por parte da Georgia de invadir a Ossetia do sul, que deu azo a que Moscovo começasse a invadir a própria Georgia. Passam por ali canais importantissimos e estratégicos de combustivel rumo à Turquia. Azerbaijão já começou a ponderar interromper a passagem do combustivel pelos oleodutos georgianos e começar a depender dos portos russos. Naturalmente que isto não significa o retorno á Guerra Fria, mas existem sinais evidentes que o periodo de desorientação e enfraquecimento aparente da Russia já são águas passadas. Eles estão novamente a pôr á prova os seus vizinhos europeus e principalmente o Tio Sam. Afinal de contas se no Afeganistão e no Iraque aconteceram intervenções sem nexo e ao atropelo de todas as convenções internacionais, esta é apenas mais um despoletar de uma tomada de posição aberrante e autoritária.
Putin como é evidente, trata de decidir estes actos hostis sem qualquer respeito por o Presidente russo e pela sua opinião, aliás ele colocou-o no Kremlin esta personagem como um "fantoche"a quem não têm de prestar contas. Juntou o útil ao agradável. Aproveitou o erro da Georgia para lhes invadir o paìs e assim travar os intentos do seu presidente de uma aproximação á NATO e passa a controlar os movimentos petroliferos vindos do Azerbaijão em direção ao Mediterrânio.
Estados Unidos pressionam a Comunidade Europeia e as Nações Unidas e o seu inoperante Conselho de Segurança, mas estes senhores tambem não tem qualquer direito moral de intercederem ou mediarem conflitos .
As mãos destes lideres estão cada vez mais manchadas de sangue inocente.Existirá coragem para no futuro o Tribunal de Haia julgar os actos cobardes destes responsáveis?