sábado, 16 de agosto de 2008

Ouro Negro inflacionado


As principais empresas responsáveis pela distribuição e venda de gasolina em Portugal estão a baixar os seus preços nos postos de abastecimento, para conjugar com as sucessivas quedas do preço do barril de crude nos mercados financeiros. Até aqui tudo bem. Mas, estas descidas não têm sido realizadas com a mesma prontidão com que realizaram as subidas. Às vezes dou por mim a ouvir nos telejornais a descida da gasolina sem chumbo de meio cêntimo!!!! - Será que existem formas de calcularmos na nossa economia caseira quanto representa menos 1/2 cênt. na contabilidade mensal?
- Tivemos essa excelente noticia á dias de que a GALP teve uma quebra de 25% de lucros neste semestre. As bilhas de gaz é que os safaram porque na área das gasolinas foi uma diferença nitida. Isto quer dizer que a sua politica autista em relação aos protestos dos consumidores foi catastrófica. Depois o PC tambem ajudou á festa, provando no Parlamento que apesar da baixa do IVA, os senhores nem pestanejaram. Assobiaram para o ar e passaram ao lado.Não houve diferenças de preço entre o antes e o depois. Cheguei a constatar na minha área de residência diferenças na 95 de 7 cent. entre a ESSO e a GALP. Imaginem quem praticava os preços mais caros?- Não é dificil de adivinhar.
Tudo isto quer dizer que passámos a andar mais de transportes colectivos e a pé. Os portuguesinhos lá vão acordando.
A OPEP continua a afirmar que o preço do barril de crude deveria de ser cerca de 70 a 80 dol., isto seria o normal; mas a especulação atirou esse preço para valores inimagináveis aqui á uns anos. Mesmo assim a reserva que as refinarias continuam a ter em stock ainda é dos preços mais caros , esta a explicação simplória para portuguesinho ouvir. Fica tambem aqui a minha duvida:- Será que quando os preços dispararam por aí acima, não existiam stocks de material mais barato?