terça-feira, 3 de março de 2009

Zero por cento.

A Euribor está em queda acentuada e não se sabe até aonde possa chegar. Já bateu os  minimos e o Banco Central Europeu continua a procurar soluções  para um problema á escala mundial. Previsão da recuperação da economia é algo que os "experts" ainda não arriscaram opinião. Lentamente os bancos estão a conseguir negociar "spreads"mais altos para os novos empréstimos de forma a compensar as taxas de juro e é necessário antever com algum rigor, até que ponto o Banco de Portugal possa fiscalizar (eficácia  que não se registou com o que aconteceu  no BPP e no BPN) com eficácia estes novos contratos. Já agora , gostaria de saber se os Bancos já começaram a devolver aos seus clientes os valores correspondentes ao acerto de arredondamentos que ao longo dos anos "abusivamente" foram cobrados indevidamente?- Uma batalha da Deco que foi ganha, mas que na prática os Bancos não cumpriram (mais uma vez!) com as decisões dos tribunais.  
                     O Estado resolveu injectar alguns milhões em instituições que estavam à beira de falência. Razão principal apresentada. Liquidez suficiente para que a economia e o investimentos não fiquem estagnados e possam tambem garantir os depósitos já realizados nesses Bancos.Coloco outra questão. Porquê que cada vez é mais dificil ás empresas e aos particulares terem acesso a créditos?
                      Obama acaba de afirmar, na sua primeira apresentação no Congresso, que por causa  do dinheiro investido, (pertença dos contribuintes) nalgumas empresas  com mais dificuldades, vai querer saber quanto é que os admnistradores dessas mesmas instituições de crédito vão auferir no final do mês!!! Ele diz que se acabaram os "jactos privados", será uma utopia esta fiscalização apertada? E o dinheiro de todos nós vai ser fiscalizado por quem?