terça-feira, 20 de maio de 2014

Uma alegoria da nossa realidade.

-Estamos todos dentro deste barco e continuamos sem saber, quem é o timoneiro?
-Garanto-lhes, eu não sei...Apesar desse facto, parece evidente o menosprezo por aqueles que se preocupam!
-Eu tenho de propor um objectivo, enquanto esta letargia vai singrando por toda a tripulação, façamos um esforço para conseguir saber o rumo. Ao menos o nosso rumo???
Talvez gritando, alguém me ouvisse...mas não vale a pena...
No outro dia, quando já me sentia um pouco desesperado, escolhi bem as palavras e fiz uma pergunta directa, cheia de conteúdo e muito pertinente. O meu interlocutor, o escolhido, porque estava em posição de me responder,  ruboresceu e manteve-se em silêncio, enquanto os outros...aqueles que deveriam estar do meu lado, olharam para mim de uma forma esquisita. Como se eu estivesse a dizer alguma barbaridade! -Eu apenas buscava uma pista...


- Um dia vai ser tarde, o tempo vai passando e as forças vão diminuindo. Como é difícil, explicar a forma como vemos o mundo à nossa volta, as cores, as formas, a percepção que temos do bem e do mal e transmitir isso aos que nos rodeiam. Não quero impor a minha vontade a ninguém, mas seria desumano contentar-me com uma vida sem respostas às minhas questões mais nucleares.
-Eu sei que não podemos ser todos iguais...eu até sei, que até já nos deram tudo para nos sentirmos confortáveis...eles fizeram o impossível para que não tivéssemos de pensar muito. Mas a mim, custa-me ter de olhar no espelho ao fim de cada jornada e ver outra pessoa, ali retratada. Enquanto tiver consciente, quero olhar o rastro que a embarcação vai deixando no mar e pensar que fiz tudo para satisfazer as minhas questões.
-Sou insaciável, vou continuar à procura de saber os planos que me escondem. Mesmo que me acusem de estar atrás de uma suposta teoria da conspiração, vou em frente. Qual é o interesse de viver em liberdade senão obtemos respostas às nossas dúvidas e anseios quanto ao nosso futuro??
-É simples, qual é o nosso destino e quem nos leva para lá?
-Respondam, porra!