terça-feira, 11 de setembro de 2012

Companheiros, vamos pra luta...

Será que é agora que vamos acordar de vez?- Temo que não. Esta passividade irritante, está implantada no nosso DNA enquanto povo. Tenho as maiores dúvidas que este Ministro das Finanças acredite neste próximo orçamento. Ele está obrigado a prescrever uma receita semelhante aquela que nos levou a esta situação. O discurso hipócrita, que o PS deixou um legado muito penoso, deixou de ter alguma espécie de sentido. Somos reféns de uma orientação neoliberal decretada pela Troika, e estas medidas são ainda mais dolorosas, são mais papistas do que o papa, como se costuma dizer.

À  pouco tempo, acabei de ler "Capitães da Areia", e o escritor Jorge Amado, termina esta obra, com a seguinte frase ..."Porque a Revolução é uma pátria e uma família"....  Este grande autor, que completaria 100 anos, em 2012, um cidadão do mundo, que no seu legado transmitiu sempre, a vontade de mostrar que as classes sociais mais desfavorecidas sempre lutaram por  um  mundo mais justo, sempre defendeu o verdadeiro sentido da liberdade e da fraternidade. Descreveu sonhos, de todos aqueles que nunca perderam o direito de estar na vida com a cabeça erguida, apesar das dificuldades. O livro que referi foi apreendido e queimado pelo Estado Novo, no Brasil. Mas em 1944 teve nova edição e deu-se a conhecer ao mundo. Esta frase sobre o que pode ser uma Revolução, seria uma utopia, por muito que a tentássemos incutír e explicar aos portuguesinhos, afáveis e letárgicos. Até aonde pode chegar a vontade de um povo, que não vira costas à luta, por muito que ela possa parecer, impossível de vencer.

De repente, levamos com mais 7% de descontos para a Segurança Social, iremos carregar este peso por tempo indeterminado, damos de caras com reduções de 5% para o mesmo efeito, por parte dos patrões e ainda por cima, estas medidas têm o demérito de não agradar, nem a uns, nem a outros!!!- Este Governo tornou-se um bom aluno para Merkel, que nos tipifica como exemplo a seguir e deixa de rastos muitas famílias, compromete o futuro do País e quanto a uma resposta adequada, tarda em aparecer. O grande mestre brasileiro, diria neste caso, ..."Companheiros, vamos pra luta..."