terça-feira, 7 de junho de 2011

Um Passo atrás!


Ou vira à direita ou vira à esquerda moderada e assim vamos vivendo no nosso mundinho, não passamos disto. Agora desde que iniciei este blog acostumei-me ao facto de lidar com o engenheirinho no poder, agora já estou como os "Homens da Luta" que parodiam com um faducho de Coimbra ..." Sócrates têm mais encanto na hora da despedida...", não vai de certeza deixar saudades a ninguém (exceto aos seus boys!) mas suspeito que o seu protagonismo era digno de muita inspiração para pessoas que como eu adoram escrever sobre as incongruências politiqueiras deste nosso burgo.
Como detinha aquele dom fantástico de ter conversa para tudo, quando se demitiu ainda houve um punhado de portugueses que ficaram com uma lágrima no canto do olho, porque se comoveram com as lamechices deste engenheirinho que nos deixou o País de rastos e ainda teve a lata de afirmar na sua ultima reunião, na comissão política do PS, ..."eu adoro-vos!..." dirigindo-se aos papalvos que o deixaram candidatar-se a estas ultimas legislativas. Foram seis anos de intrujice que mereceram da maioria dos portuguesinhos, uma segunda oportunidade, aonde em dois anos teve tempo para colocar no rol dos milhares de Institutos e Fundações mais uns tantos que sempre viveram à custa do Estado, além de assinar mais umas tantas concessões público-privadas que lhe irão ser úteis no futuro. Bem diziam uns tantos iluminados da nossa praça que o melhor seria fazerem uma auditoria independente e séria aos números que nos apresentavam (manipulados?) para que o próximo a sentar-se na cadeira de S.Bento soubesse o que ia encontrar.
Tal como disse no seu discurso de despedida, a história irá de certeza fazer justiça à sua obra. De certeza que não vai passar muito tempo para descobrirmos a dimensão real da sua passagem pelos corredores do poder e nessa altura, ou muito me engano ou é melhor ele estar bem longe porque não vai haver nenhum Procurador Geral da Republica que o safe!
Achei curioso que ontem ao entrevistarem o pai do futuro primeiro ministro na pacata cidade transmontana de Vila Real, quando lhe perguntaram o que vai dizer ao seu filho depois desta eleição, o senhor doutor dirigindo-se para o seu consultório, respondeu textualmente ..."estás lixado!...". Eu acrescentaria, parece que não és médico, parece é que és bruxo!