sábado, 28 de junho de 2008

Vamos-lhes tratar da saúde!

Porque razão as pessoas continuam a interrogar-se da possibilidade de fecho de mais uns centros de saúde mais umas maternidades, além de algum hospital central?
Tenho a resposta certa. Somos um povo de brandos costumes e reagimos geralmente fora de tempo ou nunca. O Governo substituiu o Ministro pela Ministra mas a política seguida é exactamente a mesma só que com outra roupagem. Senão vejamos. Para se enganar o povinho vamos mudar as siglas disto tudo. Em vez de SAP (Serviços de Atendimento Permanente) passamos-lhes a chamar SAFP (Serviço de Atendimento Fechado Permanentemente). Estão a ver como os consegui enganar! -Muda-se AS LETRAS e depois eles vão andar aí perdidos até saber o que aquilo quer dizer?
As pessoas que se sentem prejudicadas porque têm de andar Kms por estradas secundárias para chegar a um primeiro socorro, vão para a rua com cartazes. Mas os outros portuguesinhos, das cidades que têm cinco hospitais de roda deles, limitam-se a ver pela televisão nos telejornais as ditas manifestações, com algum interesse e comentam entre dentes"...é o preço da interioridade, e blá , blá, blá..."
Eu tenho a minha teoria. Um pouco confusa e conspiratória. Será que aonde se encerra hoje em dia Hospitais Publicos, amanhã irão inaugurar-se projectos privados?- Quanto é que este Governo arrecada por cada projecto aprovado para os Mello ou os Espirito Santo, etc...na àrea da saúde"? - E as super ambulancias do INEM, quem terá lucrado com esse negócio?- Ora os doentes não são de certeza, já que nem GPS têm para encontrá-los!!!- Só se o Sr. Engenheirinho mais a parceira da Saùde estão á espera de dar um GPS a cada português de forma a que sejam estes a procurar a Super Ambulancia mais próxima?

Lucidez


Certas pessoas em Portugal são muito lucidas e claro, não usamos inhos para nos referirmos a elas. Antonio Lobo Antunes pertence a um conjunto muito restrito de individuos que seria exaustivo para mim explicar-vos o conjunto de caracteristicas que o tornam especial. No entanto este tipo de personagens não são fáceis de se ouvir falar. Não gostam de dar entrevistas, não aparecem em festas sociais, detestam o mediocre e mais importante ainda, são lucidas. Zeus deu-lhes esse dom. Agostinho da Silva era outro que tal. Carlos Paredes, de quem tive o prazer de conhecer pessoalmente (infelizmente já no fim da sua vida), era outro.Escondem-se muitas vezes por trás da porta do facilitismo e fogem do altruismo demagógico. Dão-se com muito pouca gente, porque afinal este país desagrada-os. Viveriam muito bem num outro paìs inventado. Tal como Saramago. Se existissem mais pessoas assim talvez conseguissemos SONHAR!!!