terça-feira, 22 de março de 2011

PEC IV, segundo Sócrates.

Penso termos chegado ao epílogo de uma história já com 6 longos e penosos anos. Acho que terei de falar no engenheirinho daqui por uns tempos, porque presumidamente irá querer candidatar-se a um posto qualquer, num tacho de relevo em Bruxelas.
-PEC
ou, e PECou e voltou a PECar, a sua sede de poder deverá impedi-lo de algum dia reconhecer que a sua liderança foi ruinosa para este País. A teimosia, não permitia largar mão das suas ideias e por muita falácia sobre propostas de aliança com outras forças partidárias, depois de saber que não conseguira a segunda maioria absoluta, não convenceu ninguém. Se a Justiça em Portugal fosse uma senhora de olhos vendados, balança equilibrada numa das mãos e noutra a espada como Minerva, de certeza que este senhor já teria abandonado esta sua farsa. Mas a equidade da balança pesa sempre para o mesmo lado e a espada levanta sempre sobre os mais desfavorecidos.
Quanto ás suas ultimas medidas, que em princípio não irão vingar, (porque as "hienas laranjinhas" farejam o sangue da vitima e estão com vontade de espetar o dente para a estocada final) eu penso que são mais do mesmo. Afinal de contas, todos sabemos que a Irlanda e a Grécia com processos muito semelhantes ao nosso, apesar destas mesmas medidas para combater o deficit, estão cada vez mais enterrados no lodaçal da alta finança europeia. Empréstimos para pagar juros cada vez mais altos, que por sua vez geram uma divida com efeito de bola de neve, que vai crescendo, crescendo até à banca rota!
As eleições aí estão no horizonte dos portugueses e infelizmente não antevejo que existam soluções credíveis, lideres pragmáticos em função da nossa realidade, políticas consistentes e reformadoras que consigam antever uma luz ao fundo do túnel e o mais importante, vontade de rompermos com esta bipolarização partidária de 37 anos que nos deixou neste estado.
Se o nosso futuro, mais que previsível, passa por uma substituição de um engenheirinho presunçoso por um "laranjinha" com 365 medidas no seu bolso, encomendadas aos "donos de Portugal" e que em termos práticos, resume-se a uma total indisponibilidade de avançarmos para uma credibilização da nossa economia nos mercados internacionais a par de continuarmos a encher os bolsos aos mesmos de sempre, prefiro sinceramente que entre o FMI e que aí sim, cortem a direito, sejam transversais a toda a nossa sociedade nas dificuldades que teremos de enfrentar. Substituir "boys" por "yuppies" não nos leva a lado nenhum.