quarta-feira, 25 de maio de 2011

Eu apoio. Quem??


Batemos no fundo!- Já vale tudo, com toda essa gente sem tusto para a refeição, arranja-se quorum para um comício bem animado. Em troca de meia dúzia de incentivos cheios de sotaque apresenta-se triunfante o líder no palco das falsas promessas. Esta campanha têm-se pautado por um deficiente esclarecimento sobre o que realmente interessa saber, em vez disso levantam-se falsas questões e assuntos periféricos para o povo ficar entretido. Hoje é o partido B que lança uma acusação difusa, amanhã o partido C contra ataca e lança uma nova farpa, entretanto sai a quarta sondagem do dia e lá vão eles ver como se saíram nas suas divagações estratégicas. E assim vai a vidinha dos portuguesinhos que ainda têm pachorra para aturar estes senhores que se dizem capazes de nos tirar deste buraco!
Por outro lado temos uma profusão de debates, aonde são convidados todos aqueles que já lá estiveram, mais aqueles que já lá estão e os que são candidatos a irem para lá, a somar a todos estes ainda aparecem aqueles que não estando interessados no poleiro, usufruem de alguma forma proveitos da política daqueles a que estão diretamente associados. Uma rede de personalidades que envolve sempre o mesmo objetivo, criar-nos a ilusão de que estão preocupados com o futuro deste país e dos seus cidadãos.
Apesar de chegarmos até aqui e sabermos quem nos conduziu a este estado lastimável, continuo sem perceber o resultado das sondagens que teimam em apresentar valores de bipartidarismo angustiante. É algo de patológico este comportamento da sociedade portuguesa que revela uma ambivalência persistente, pelo menos nos últimos 20 anos, porque parece identificar muito bem os políticos que tomaram estas decisões ruinosas mas depois na hora da verdade, coloca a cruz sempre nos mesmos personagens??
-Como os empates técnicos parecem persistir, sondagem após sondagem, prevejo que após o 5 de Junho iremos assistir a tristes encenações, com personagens que irão usar muitas figuras de estilo nos seus discursos patéticos, para justificar alianças nunca antes imaginadas. Quem irá perder mais uma vez?- Todos nós, é claro!- Mas se calhar como povo, deveríamos parar e "deitar" no divã, para sermos minuciosamente psicanalisados. Talvez estudando o papel do inconsciente no comportamento desta massa humana conseguíssemos chegar a alguma conclusão ou ainda verificar recalcamentos de uma exposição muito longa a uma ditadura que supostamente ocupava a cadeira do poder para nos proteger de tudo e nós só tínhamos que nos preocupar com as nossas vidinhas amorfas???- Talvez Freud nos conseguisse dar uma mãozinha para deslindar estes assuntos...