terça-feira, 14 de junho de 2011

Um belo exemplar!

São 125 anos de história, aonde várias gerações já tiveram peripécias que contam com alguma magia à mistura, aos seus descendentes. Eu habituei-me desde criança a visitar este Zoo em Lisboa e continuo-o a apreciar, como uma chamada de atenção a todos nós! -Os ataques conscientes e inconscientes à preservação de todas estas espécies e ao próprio planeta.
Não me agrada, sinceramente, ver estes animais fora do seu ambiente natural, mas acredito que existe na história deste parque a procura incessante de propiciar o máximo conforto e estabelecer um equilíbrio entre o que é o seu habitat natural e as condições exíguas que aqui existem. Nos últimos anos, recordo-me por exemplo das condições que propiciaram aos felinos que estavam confinados a meia dúzia de metros e umas grades horrorosas, umas jaulas disfarçadas, agora tudo isso mudou e para bem melhor.
Na sua já longa história, o Jardim Zoológico, beneficiou sempre de uns mecenas que fizeram um trabalho extraordinário nas nossas ex-colónias em África, pesquisando e recrutando espécies, beneficiando este lugar, a ponto de ser considerado um dos melhores da Europa. Após 74, houve um período menos fulgurante até aos princípios dos anos 90.
Recordo-me que nessa altura houve uma mudança na forma como administravam este lugar, transformando as dificuldades financeiras numa aposta clara em novos conceitos de marketing e gestão, à imagem de outros parques semelhantes por esse mundo fora. Nasceram crias que entretanto cresceram e adaptaram-se a esta vida de cativeiro e foram promovidos concursos para que as empresas apadrinhassem estes novos elementos, com contrapartidas em publicidade.
Já tive oportunidade de conhecer outras realidades semelhantes como por exemplo perto de Boston ou em Nova Iorque ( no Central Park) ou perto da fronteira entre a Holanda e a Bélgica, etc... e realmente o nosso Zoo têm umas condições muito agradáveis em comparação com esses lugares.

Em jeito de conclusão, apenas desejo que exemplos (poucos?) como este possam perdurar por muitos mais anos e que tenhamos a coragem de no nosso quotidiano, possamos pensar um pouco na preservação deste legado que os nossos antepassados nos deixaram com muita dedicação e espírito de sacrifício. Uma homenagem a todos aqueles que todos os dias dedicam um carinho especial por estes animais, principalmente os que organizam e preservam este Jardim Zoológico.