sábado, 19 de julho de 2008

Senhor Europa


E agora perguntam-me vocês, o que fez este senhor durante 4 anos na Europa?- Exactamente isso, o mesmo que tinha feito em Portugal antes de seguir rumo a Bruxelas.
Especificamente e resumidamente define-se numa palavra:- Nada!!
Abandonou o barco quando estavamos a "afundar". Segunda boa ideia, colocar no seu lugar um timoneiro que teve a imaginação suficiente para um Presidente da Républica ter a coragem de o demitir num curto espaço de tempo. Algo inédito porque por tradição os inquilinos de Belém só optam por esta medida quando já não existe vergonha na cara. Aliás os Presidentes até hoje geralmente não passam de simples figuras de estilo.

Mas eu penso da forma como nós agimos em função da competência dos políticos, eu julgo prever que este Senhor Europa irá regressar quando decidir candidatar-se à Presidência e mais triste que tudo, nós vamos eleger o Sr. Barroso.Ninguém se vai lembrar da vergonha que nos fez passar quando promoveu aquela cimeira nos Açores com o Sr.Bush, o Tony Blair, o Berlusconi e o Aznar entre muitas outras argoladas.
Na Europa tentou tudo por tudo para manter as coisinhas como estavam sem muitas ondas e despercebidamente passar ao lado das várias crises de identidade comunitária. Fartou-se de levar "porrada" de um novo membro, a Polónia. Em vez de os colocar em sentido, precisou de um Tratado de Lisboa para dar um passo ao lado e disfarçar a falta de protagonismo.

Em conclusão, apenas espero que seja reeleito em Bruxelas para que pelo menos fiquemos descansados por mais 5 anitos.