terça-feira, 11 de outubro de 2011

Merotocracia



Uma das grandes questões que actualmente se colocam aos movimentos de indignados, é a capacidade destes grupos de dar respostas capazes aos problemas que levantam?
A Democracia têm tido as "costas largas", qualquer ditador disfarçado hoje em dia poderá assumir que no seu caso em particular este mesmo regime é respeitado integralmente e o povo de uma forma ou de outra teve oportunidade de eleger os seus representantes. Já de certeza ouviram falar, José Eduardo dos Santos, Hugo Chávez ou mesmo Hu Jintão e parece-me incrível como estes senhores conseguem conjugar a palavra demo+kratos com a realidade dos seus países. Mas estes são exemplos maiores da hipocrisia política do século XXI, no entanto se depois tivermos com um pouco de atenção, vamos encontrando outros atropelos menos consistentes mas relevantes na nossa própria comunidade europeia. Todos os dias, basta abrirmos os olhos e estar atentos a sinais muito preocupantes vindos daqueles que supostamente elegemos para serem nossos representantes e defenderem os nossos interesses comuns.

Seria previsível que sendo políticos, não teriam a mesma fama se fossem cumprir tudo aquilo que prometeram nos seus programas eleitorais, a sua classe vive momentos bem conturbados de credibilização perante os eleitores, mas a crise está aí e precisamos urgentemente de soluções mais convincentes. Aonde vamos encontrá-las?

Fora dos partidos políticos seria talvez uma ideia muito perigosa, dizem alguns, porque poderíamos estar aqui a presenciar a um déjà vu da situação caótica que a Europa viveu antes da Segunda Grande Guerra com o aparecimento de grupos totalmente inovadores e depois deu naquilo que deu, portanto estamos aprisionados a um sistema que não se renova mas vai-se perpetuando até um dia...

Portanto, voltando à questão do princípio, eu admito que a realidade é propiciadora de alguns movimentos mais radicais com algumas ideias inócuas e limitadas por alguma utopia na sua realização, mas quando se diz que não existem respostas, às perguntas levantadas é totalmente falso. Os manifestos estão expostos para quem queira dar-se ao trabalho de ir consultá-los, mas acredito que a muitos portuguesinhos lhes seja mais fácil de afirmar que estes movimentos são vazios de conteúdo e apenas pretendem desestabilizar!!!
Muitas das ideias apresentadas fazem todo o sentido para quem como eu não obtenho qualquer vantagem na forma como somos governados, agora acredito que para certas pessoas seja impensável estar a perder tempo com este tipo de reivindicações.

A 12 de Março referi aqui neste blog que aconteceu algo de muito diferente neste País, espero que este movimento tenha aqui uma oportunidade de provar que nada daquilo foi efémero e que os "velhos do Restelo" são difíceis de mudar de opinião mas um dia terão que assumir que este inicio de século merece uma Merotocracia em vez da velhinha Democracia.