terça-feira, 27 de maio de 2014

Vai "pirrear" para outra freguesia!



Antonio José Seguro protagonizou este fim de semana, um dos episódios mais caricatos, no epilogo de umas eleições europeias. Eu pergunto, quem é que compreendeu aquele ar triunfalista do líder socialista, ao chegar à sede de campanha?
  - De certeza, ninguém!
Eu nunca tive grande fé nas capacidades do senhor abstencionista violento, mas continuo sem entender, como é que ainda ninguém se chegou à frente???
Este escrutínio no fim de semana, não conseguiu surpreender-me em quase nada. Uma votação vergonhosa dos partidos de direita,  era mais do que esperada. Apenas registo, que algumas regiões do Norte, apesar de terem vindo a sofrer com os efeitos desta governação, mais do que qualquer outro ponto do território, continuam armados em portuguesinhos e a dar o benefício da dúvida a esta coligação. O resultado da CDU, também previsível. Por um lado, uma  esquerda super fragmentada e por outro a obtenção de alguns dividendos com os desalinhados com este PS. Marinho Pinto, é um fenómeno natural, tal como aconteceu na inenarrável vitória da Frente Nacional em França. Os extremos sobressaem nestas alturas e a história já nos ensinou, cuidado com estes movimentos!
No entanto, pela segunda vez, António Costa ameaça candidatar-se a deixar a edilidade de Lisboa. Será que é desta?
Por esta hora, tenho já uma certeza. Passos e Portas estarão a fazer contas à vida. Porque uma coisa, seria preparar as próximas legislativas com o "copinho de leite"; outra realidade, será enfrentar o actual Presidente da Câmara da capital. Aliás, este principio de verão poderá ser mesmo, o momento mais "horribilis", deste Governo, suplantando a inconsequente irrevogabilidade de Portas. A par de tudo isto, não podemos esquecer que a decisão do Tribunal Constitucional está para breve e a economia deu uma nova cambalhota, o primeiro trimestre deste ano teve resultados menos animadores.
Tal como Soares afirmou, esperemos que esta "vitória de Pirro" tenha alguma consequência...pelo menos na liderança do PS, digo eu.