segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Adeus Ruth Malosso!

Não podia deixar de falar um pouco de Eusébio. Acho que toda a gente da minha geração cresceu com a imagem do "Pantera Negra" por perto. Os meus pais tinham um pequeno negócio na baixa de Lisboa, e as pessoas que o frequentavam, tinham por hábito trazer os seus emblemas  para aquele local, discutir as suas paixões, transmitir o fervor que sentiam por este ou aquele clube. Eu fui crescendo a ouvir o nome deste senhor de Mafalala, como algo de grandioso, quase um ser extraterrestre, porque marcava golos do outro mundo e tinha uma velocidade estonteante!!!
 Os meus pais nunca foram muito à bola com o futebol, no entanto era impossível não ouvir o que me rodeava, eu fui dando os primeiros passos ao sabor das maiores conquistas do Benfica, por essa Europa fora.Com o Sr. Sousa, um adepto ferrenho das águias, um assíduo frequentador do dito estabelecimento, comecei a ir ao velhinho Estádio da Luz. O ambiente que rodeava aqueles momentos, lembro-me perfeitamente, eram mágicos. Cresceu em mim esta paixão pelos encarnados e com Eusébio sempre associado a este meu fervor. Quando se aproximava o dia de ir ao estádio, eu nem dormia como deve de ser. Já com 11 anos tive a sorte de ver o jogo de despedida  de Eusébio pelo Benfica. Na Luz defrontaram-se os encarnados frente a uma selecção do Resto do Mundo. Foi uma festa linda pá! -Jimmy Hagan era o treinador do Benfica e mesmo depois de ter acabado de  assegurar três títulos nacionais, foi despedido na manhã seguinte a este jogo, por causa de um conflito com o Presidente Borges Coutinho.

Depois desta data e  até hoje, o Benfica nem sempre se portou bem com a sua estrela maior, mas justiça seja feita, o actual Presidente do Benfica pode não ter conquistado os títulos que os benfiquistas desejariam, mas teve a dignidade de preservar um símbolo maior do nosso clube , no lugar que ele sempre mereceu.

Paz à sua alma e que continue a marcar golos no campo dos nossos sonhos. Até sempre Eusébio!!