quinta-feira, 13 de junho de 2013

A Primavera na Turquia.

A islamização da Turquia é um processo moroso que Erdogan, não pretende assumir, devido a querer piscar o olho à Comunidade Europeia, mas nunca deixando de lado os interesses da sua origem política. Devido a uma hipotética rixa, por causa de um parque emblemático de Istambul, criou-se um movimento de solidariedade nacional, que enfrenta a brutalidade das forças de segurança turcas. Uma questão linear, transformou-se em meia dúzia de dias, numa questão complexa. Penso que já não se trata, apenas da construção de um centro comercial, outros valores se levantam e a defesa desses mesmos valores.

 O primeiro ministro turco, perdura à cerca de 10 anos no poder, e todos sabemos que apesar da importante desculpa que a Turquia é um país democrático e que Erdogan foi eleito pelo povo, a partir de certa altura, deparamo-nos sempre com uma  verdade incontornável, as teias que se vão tecendo ao longo do tempo, começam a destruir os mais básicos pilares da democracia. Os atropelos começam a surgir, quase com se nada se passasse. Os fios da teia estendem-se para lá das leis instituídas e ao tecerem a sua armadilha, depressa capturam todos aqueles que ousam pisar no seu território. Uma das características que mais me impressionou, na reacção de Erdogan a este caso, foi quando se ausentou do País por uns dias e quando regressou, tinha à sua espera, milhares de  pessoas mostrando o seu apoio, logo no aeroporto!!! Sabemos bem, qual o nome que se dá, a este tipo de fenómenos, que são frequentes, em países muito pouco democráticos, alguns deles, vizinhos da Turquia.

Eu assisti a um filme de Alan Parker, no final dos anos 70, que me impressionou bastante, com o nome  midnight express. Um filme que retratava uma Turquia retrógrada, com um sistema judicial quase feudal  e uma brutalidade das forças de segurança quase dantescas. Desde essa altura, até ao presente, muita coisa mudou por aquelas bandas no que diz respeito aos mais elementares direitos humanos, mas Erdogan acho que "adormeceu" à sombra do trabalho outrora produzido e passa por uma fase bem complicada. Questiono-me mesmo se esta distracção não lhe provocará danos irreparáveis?- Seria melhor que assim acontecesse, para bem da democracia turca.