quarta-feira, 18 de maio de 2011

Movimiento 15-M


Como sempre, aqui ao lado quando metem na cabeça organizar um protesto para demonstrar o seu descontentamento em relação a algo que os prejudica, aconteça o que acontecer levam o seu querer até às ultimas consequências. Devem lembrar-se daquele episódio em 2004, quando morreram dezenas de pessoas numa estação de comboios em Madrid, um atentado terrorista que José Maria Aznar numa primeira reação acusou a ETA como sendo o cérebro desse ato, por motivos puramente eleitoralistas, dado que a Espanha preparava-se para ir às urnas logo a seguir. Pura manipulação dos factos, já que desde cedo se percebeu a sua "cartada" falhada e a perceção do povo foi imediata, ninguém perdoou o PP, foram para as ruas e o descontentamento foi traduzido no escrutínio eleitoral. De repente os socialistas ultrapassaram Aznar e a reviravolta assombrou o resto da Europa.
Agora são os socialistas que esgotaram os seus argumentos e já começam a notar-se alguns tiques de "democracia fora do prazo," as manifestações que neste momento ocorrem numa das principais praças madrilenas, Puerta del Sol, são a imagem disso mesmo, em vésperas de mais umas eleições regionais. Decidiram acampar neste local até ao próximo domingo e desta forma darem voz ao descontentamento popular que se propagando, principalmente pela juventude sem perspetivas de futuro. O movimento apelida-se de "Plataforma Democracia Real" e a ideia desta forma de protesto espalha-se por outras cidades, ontem já eram cerca de 11 localidades seguindo o mesmo exemplo. Apesar da chuva que vai caindo e das cargas policiais para desmobilizarem, estes jovens insistem em propagar esta ideia de que o povo têm o direito de se fazer ouvir nos momentos decisivos e graves como aquele que se vai vivendo um pouco por toda a Europa.
Já se ouviu falar de que esta manifestação foi criada com base naquilo que aconteceu por cá em 12 de Março, talvez assim seja, mas acho que eles levaram essa ideia mais a fundo e permanecem na rua, ao contrário de nós, aonde tudo foi efémero e desvaneceu-se. Adormecemos novamente!