quinta-feira, 26 de abril de 2012

Fantoches trapalhões.

Hoje foi notícia que Américo Amorim arranjou um "tacho" milionário na Galp, à sua filha!

Realmente, isto não é notícia! Andamos quase à dois séculos com este tipo de situações a ocorrerem em Portugal e o jornal Público considera esta normalidade uma notícia. Ainda por cima acabámos de assistir na RTP2 (ás 2 da manhã!!??) ao excelente documentário "Donos de Portugal". Acredito que aquele documentário, não revele nada, de que uma minoria de portugueses, já não saiba. Mas é sempre gratificante sabermos que tínhamos razão.Isto nunca deixou de ser uma pouca vergonha e uma grande promiscuidade entre o poder político e as famílias do costume.

Andamos muitas vezes a gritar bem alto, os exemplos são quase diários, mas geralmente isso não incomoda. Eles repetem o velho ditado árabe,"os cães ladram e a caravana passa". E têm passado ao longo de todo este tempo. Começou na Monarquia, passou pela Republica, prosseguiu com o Estado Novo e após um pequeno percalço, após o 25 de Abril, solidificou a sua posição na nossa pseudo-democracia. É curioso saber que mesmo no período  a seguir à Revolução,  alguns Donos de Portugal que rumaram ao exílio, deixaram para trás "capatazes" que se disfarçaram de acérrimos revolucionários, mas que na verdade, mal tiveram oportunidade, colocaram no terreno as condições propícias ao regresso triunfante dos seus patrões. Ainda por cima, vieram armados em vítimas espoliadas e foram indemnizados pelo Estado!

Os "fantoches" que foram ocupando a cadeira do poder em São Bento, sempre tiveram que prestar vassalagem a estas famílias e não tenhamos ilusões de que assim irá perdurar.Sempre manietados discretamente, através de uma rede de contactos bem posicionados no terreno, de forma a nunca estarem envolvidos em percalços, que ás vezes acontecem. Têm aversão a escândalos.

É minha convicção que esta crise não interessa a ninguém e a forma como a troika mandou fazer o nosso trabalho de casa, está a irritar estes senhores!! -Algo me diz que  desta vez, eles terão de agir rapidamente, para não perderem o controle da situação. Apesar deste neoliberalismo aberrante estar a ser praticado segundo os seus interesses, este "fantoche de Massamá" mete muitas vezes os pés pelas mãos.