quarta-feira, 16 de julho de 2014

Fechado para obras

         Agostinho da Silva disse um dia, e passo a citar "A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite". Fui buscar esta frase para ilustrar os tempos difíceis que estamos a atravessar. Os nossos governantes, dignos representantes do grande capital, marionetas descalibradas
(a maior parte das vezes!!) dos donos deste País, estão a entregar paulatinamente, a educação, a justiça e a saúde, aos privados. Mais ainda, não deixando possibilidade de um retrocesso fácil. Em nome de um hipotético equilíbrio da nossa economia, continuamos a assistir, à transferência dos serviços a cargo do Estado para empresas de "amigos". Imperceptívelmente, junto ao período estival e com muito futebol à mistura, eles vão continuando as negociatas, sem darem muito nas vistas. As leis vão sendo lançadas em Diário da República, e os portuguesinhos já nem reagem.
      As boas notícias, estão a guardá-las para vésperas das eleições legislativas do próximo ano, entretanto vão arranjando formas de esvaziar o País. Como sempre, vamos assistindo à contestação localizada, hoje meia dúzia de gatos pingados protestam a Sul, depois, amanhã é no outro extremo do território, mas a tudo isso os nossos governantes, vão encolhendo os ombros e reafirmando que são sinais óbvios  e inevitáveis da crise provocada por os desgovernos "socratistas".
        Termino, citando um Nobel que tanta falta nos faz, para pensarmos este nosso Portugal. José Saramago afirmou, "O grande problema do nosso  sistema democrático é que permite fazer coisas nada democráticas, democraticamente."