quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Plano Inclinado


Passam 20 anos sobre uma data histórica muito importante, o derrube do muro de Berlim. Seria bom reflectirmos sobre a possibilidade de derrubarmos também nós, alguns "muros" que não nos deixam evoluir após quase 40 anos de restauração da democracia. Geralmente parece que estamos sempre a pregar junto a um qualquer outro "Muro das Lamentações", não conseguimos agir mas vamos carpindo as nossas mágoas perante um destino cada vez mais nebuloso. De vez em quando, lá aparece alguém que nos desperta e nos prega um sermão, mas tudo fica logo a seguir na mesma letargia contagiante. Vamos definhando na nossa dívida externa, sem capacidade para interrogar os senhores governantes, vamos verificando que as reformas na educação, saúde, despesa pública, justiça, etc... vão ficando na gaveta por falta de coragem, vamos sendo ultrapassados por países que ainda à pouco tempo estavam a milhas de distancia, vamos sendo informados de casos de corrupção em instituições públicas e não só, vamos relegando para segundo plano, os números do desemprego, que cada vez são mais assustadores!- São todos estes muros que não conseguimos derrubar.
Tenho que voltar a falar de um português que me continua a surpreender, Medina Carreira num programa que a Sic Notícias têm tido a coragem de colocar no ar todas as semanas.Chama-se "Plano Inclinado" e não acredito que esteja muito tempo por lá, porque dizem-se verdades muito incómodas, questiona-se o poder de uma forma trnsparente e lúcida, conseguem ser diferentes acima de tudo.Apetece-me dizer "...and now, for something completely different..." Aproveitem enquanto é tempo, porque alguma admnistração distraida ou direcção de programas pronta a receber ordens não sei de aonde, vai colocar um ponto final neste excelente programa de Mário Crespo.
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/plano-inclinado/2009/11/o-portugal-real---que-nao-e-necessariamente-o-portugal-de-que-se-fala09-11-2009-192150.htm