sábado, 14 de janeiro de 2012

S em I senção C ontínua!

Falar da comunicação social é sempre muito complicado, ainda mais quando vivemos uma época de dificuldades aonde cada eco de possível abuso de poder é logo ampliado e levado ao colo até à caixa principal dos meios difusores. A velocidade que medeia, entre o acontecimento e a sua divulgação é, no quotidiano assustador. Na maioria das vezes não existe um período de reflexão, tudo é servido a quente por motivos de competição. É importante mais do que nunca termos a sensatez de separar o trigo do joio, somos nós receptores que com maior ou menor capacidade, temos de ajuizar do essencial e relativizar o acessório.

Existe neste momento uma razão muito concreta para eu trazer a terreiro este tema. A SIC Notícias, dentro do segmento de canais por cabo, é líder de audiências com larga vantagem. Ao longo destes 11 anos, habituou-nos a critérios bem definidos na informação prestada, isenção q.b. e programas de grande qualidade, como é o caso do "60 minutos"; "Eixo do Mal" ou a "Quadratura do Circulo".

No entanto começo a reparar que existiram mudanças nítidas a partir do momento em que o PSD chegou ao Governo. É indesmentível que a linha editorial do canal levou uma grande volta e para bom entendedor mais palavra basta. Balsemão têm dedo nesta mudança para pior no que concerne à isenção outrora apresentada. Poderia ser exaustivo, mas basta-me ir buscar um exemplo bem recente. O caso da agressão de polícias à paisana na Calçada da Estrela, após a manifestação junto à Assembleia da Republica no dia 24 de Novembro, foi caso demasiadamente aberrante. A SiC Noticias só apresentou a notícia passadas 6 horas do acontecimento!!!- Até a RTPi já tinha passado essa peça e todos sabemos os critérios a que estão sujeitos, nesse canal estatizado e controlado por os "boys" do costume. A notícia que têm honras de abertura na TVI24 horas, passou a ser relegada para segundo plano na SIC Noticias por razões já apresentadas. A estação de Pais do Amaral apresenta neste momento uma informação mais clara e dando ênfase a assuntos controversos, independentemente de lesarem ou não a imagem do Governo em curso.

Os profissionais da SIC não deixaram de ser bons naquilo que fazem de um dia para o outro, apenas deduzo que o ordenado ao fim do mês nos tempos que correm é mais importante que os critérios de uma informação isenta que gostariam de colocar no ar.

A oferta é neste campo muito diversificada e não se coaduna com estas oscilações tendenciosas, acredito que Balsemão, sendo um expert nesta matéria, irá arrepiar caminho e muito em breve voltarmos a reconhecer as qualidades que sempre assistimos neste canal