terça-feira, 25 de março de 2014

Realidade virtual.


O cartoon já existe desde meados do século XIX, e sempre serviu para satirizar, de alguma forma, a sociedade. E eu gosto de o utilizar, aqui neste blogue, porque permite ilustrar, de forma simples e directa, algumas das minhas ideias. 
Esta semana, seleccionei um conjunto de desenhos, para chamar a atenção, desta crescente desinformação levada a cabo pelos principais média deste País, de que mais importante do que observarmos a realidade, é a divulgação obsessiva e repetida dos números da nossa pretensa recuperação económica.



Mas já que estamos numa fase de activa campanha eleitoral do Governo e os números são uma das suas armas, eu observei hoje que o INE, publicou os resultados de um estudo sobre a pobreza em Portugal,  achei interessante e preocupante, as conclusões. Estes números são um paradoxo real. Se por um lado estamos em franca recuperação económica e os sinais indicam que o pior já passou, por outro, temos um aumento do índice de pobreza que já não se verificava desde 2005. Inclusive aumentou de 8,6% em 2012 para 10,9% em 2013!


Neste momento, cerca de 1 milhão de portugueses, não consegue comer uma refeição de carne ou peixe por dia! - A par destes dados alarmantes, a crescente precarização do mercado de trabalho, indica que outros tantos, caminham para este estado de pobreza. A "luz vermelha", à muito que está a piscar, mas continuamos a virar as costas a este problema gravíssimo. Passos Coelho, escolheu precisamente o dia de hoje para anunciar o incremento de medidas para combater a exclusão social, combater a pobreza, as desigualdades, etc...blá...blá...blá...

Lembro as palavras sábias de Saramago que dizia e cito..."Quando um político mente destrói a base da democracia", e dizia mais..."o tempo das verdades plurais terminou. Vivemos no tempo da mentira universal. Nunca se mentiu tanto. Vivemos na mentira, todos os dias..."
Quando ainda hoje o líder parlamentar do PSD, Luis Montenegro mentia de uma forma escandalosa ao afirmar, no final das Jornadas Parlamentares que os cortes para 2015, não passarão, por cortes nos salários ou nas pensões!!!- Desde quando é que os cortes não passaram, com este Governo, de uma forma directa ou indirecta, por penalizar os rendimentos dos mais desfavorecidos, até hoje???