sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Excelentes iniciativas!

Aqui está um belo exemplo do que poderá ser uma cooperação saudável com os nossos vizinhos espanhóis. Chegam neste fim de semana mais quatro exemplares vindos de um cativeiro na região da Extremadura, para tentarmos voltar a ter estes felinos nas nossas montanhas. Estes irão para a região algarvia seguindo uma orientação delineada por um grupo de acompanhamento no desenvolvimento do lince ibérico. Apesar de todas as alterações climáticas que temos vindo a assistir, e ao consequente desaparecimento de algumas espécies animais, eu penso que a preservação e integração só depende de todos nós. Primeiro , incentivando e aplaudindo estes esforços e depois mantendo alguma vigilância aos sucessivos ataques do maior predador conhecido à face da terra, o próprio homem.
À pouco tempo tive conhecimento que em relação à águia-real,(tenho uma estima muito especial por este caso, porque é o simbolo do clube do meu coração) que no nosso País, nidificam essencialmente no Alto Douro, na Peneda Gerês e no Tejo internacional, com uma população calculada em pouco mais de meia centena de exemplares, têm-se vindo a monitorizar alguns casais e ao serem registados pode-se calcular os riscos do seu desaparecimento dos nossos céus.
Outro exermplo, a perseguição desenfreada que as populações rurais mantiveram sempre em relação ao Lobo Ibérico, principalmente no Norte de Portugal. sabe-se que eles são uma ameaça constante aos seus rebanhos e a vigilância têm de ser apertada, mas daì até á perseguição desenfreada e ao perigo da sua completa extinção, acho que poderiamos criar um ponto de equilibrio. Um esforço está a ser feito na Tapada de Mafra na criação de alguns exemplares em cativeiro, penso ser mais uma iniciativa louvável.
A meu ver, existe uma tomada de consciência generalizada, principalmente nas camadas mais jovens, de que um dia pode ser tarde demais. O espelho disso mesmo, são estes registos que descrevi e ainda alguma legislação que tende a alertar para excessos prejudiciais e os pune de forma, talvez mais eficaz.