quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Mais uma dor de cabeça.


Estamos a percorrer lentamente a "época parva". Tudo está em banho maria ou antes a banhos no Sul e de novidades estamos falados. Mas algo me chamou a atenção ontem; uma notícia acerca da baixa de preços dos genéricos em 30% a partir de Outubro. O governo desejava esta mudança já em Setembro, mas os carteis instalados no controle dos medicamentos afirmou que era muito cedo e aí o Governo recuou.
Associacão Portuguesa de Genéricos acha que esta medida vai penalizar bastante as empresas, detentoras, (segundo a Associação)de 15% do mercado. Estou em crer que os portuguesinhos estarão preocupados com a viabilidade económica destas empresas farmacêuticas!!!??
A Ministra da Saúde prepara-se para tentar convencê-los de que seria ótimo os consumidores terem acesso ao numero de comprimidos que realmente necessitam , em dosagens precisas. Isto devidamente calculado pelo médico que as subescreve. Eu vivi nos Estados Unidos á cerca de 12 anos e nessa altura era absolutamente normal levantarmos receitas nas farmácias através deste processo, mais do que natural e justo. Menos dispendioso para o Estado e o consumidor escusa de ter uma mini farmácia em casa com restos de medicamentos que vão ficando. Naturalmente em Portugal já foi uma "guerra" para conseguir vender alguns medicamentos nos supermercados quanto mais agora ultrapassar esta questão incólumes. Vai ser preciso coragem