quarta-feira, 4 de julho de 2012

Coisa Pública



"...Res publica é uma expressão latina que significa literalmente "coisa do povo", "coisa pública". É a origem da palavra república e, conceptualmente, da palavra inglesa commonwealth.
O termo normalmente se refere a uma coisa que não é considerada propriedade privada, mas a qual é, em vez disso, mantida em conjunto por muitas pessoas..."

Nos nossos dias a "coisa pública" é muito mal tratada. Soube-se hoje que Macário Correia, Presidente da Câmara de Faro foi indiciado como culpado em quatro casos de violação do Plano Regional de Ordenamento do Território, na altura ainda Presidente da edilidade  de Tavira. Resultado dessa sentença, é a perda de mandato das actuais funções que exerce. Escusado será dizer que  Macário recorreu e assim irá manter-se em funções ad eternum...

Antes deste, já ouvimos as mesmas histórias com o Isaltino, com o Valentim, com a Felgueiras, com o Avelino, etc... até estarmos cientes que não vale a pena legislar sobre a conduta destes senhores. A corrupção passiva, o peculato, o branqueamento de capitais, o abuso de poder, são tudo formas de estar nas autarquias deste País. Um dia, ainda gostaria de assistir a um desenlace vitorioso para o lado do Ministério Público, só para darmos exemplo de alguma dignidade que ainda possa restar à depauperada justiça já muito desacreditada. Aliás, verdade seja dita existe um caso raríssimo, de um autarca que foi punido e cumpre neste momento pena efectiva no estabelecimento prisional da Guarda. Júlio Manuel dos Santos, antigo Presidente da Câmara de Celorico da Beira, que está detido desde Março de 2010 e cumpre uma pena de 6 anos e meio.

A Comunicação Social geralmente noticia sempre estes casos com grande ênfase, mas daqui a uns tempos, quando estes prescreverem, depois de muitos recursos, virão apenas umas linhas num sítio recôndito de qualquer jornal. Entretanto às próximas autárquicas, irão recandidatar-se os sentenciados, os indiciados, e mais aqueles que ainda não foram descobertos. Apesar do limite de mandatos, eles irão procurar poleiro na freguesia vizinha, mas serão sempre os mesmos, isso eu tenho a certeza!!! -Os portuguesinhos gostam de conhecer bem o seu Presidente.