sábado, 1 de março de 2014

Turista acidental.

  Como temos o País à "venda", não admira o que vamos presenciando na saúde, na educação, na cultura,etc... Hoje gostaria de falar num dos parentes pobres de todos os governos de direita, desde a revolução dos cravos, como todos sabem, a cultura. Esta semana fui visitar o Palácio da Pena, situado no coração da Serra de Sintra. O monumento mais procurado e visitado em Portugal, é explorado por a empresa "Parques Sintra Monte da Lua", que além deste espaço, detém também quase todos os monumentos adjacentes em Sintra e em Queluz.

 A sensação que me deu ao visitar este local lindíssimo, era de que estava num qualquer parque temático do género da  DisneyWorld. Passo a explicar. A forma como gerem estes locais, é idêntico ao que se passa naqueles espaços de entretenimento. Paga-se o acesso ao Palácio, por a módica quantia de 11 euros (mesmo em tempo de crise????), mas se decidirmos utilizar um transporte até às portas do Palácio, já temos de desembolsar mais uns euritos. Depois, já no seu interior, reparei que uma boa parte do monumento está em obras e impossível de visitar, a vista para o exterior vai-nos enchendo a alma, mas as poucas salas a visitar é confrangedor para o preço pago. Um autêntico roubo!!!
É certo que ainda temos uma pequena sala aonde estão expostos os vitrais e vidros da colecção de  D. Fernando II,(na foto em cima) recentemente restaurados, mas tudo sabe a muito pouco. Esta empresa não se esqueceu foi de colocar algumas lojas, ao longo do  percurso, de forma a rentabilizar um pouco mais este espaço.
Entretanto se por acaso, desejarmos visitar o Chalet da Condessa d'Edla, mesmo ali ao lado ou o Castelo dos Mouros, ou mesmo o Convento dos Capuchos, teremos que desembolsar mais algum. Temo que em breve, teremos de pagar até para usufruir da própria Serra de Sintra, porque por enquanto ainda é de graça!
Aconselho, por esta razão e por enquanto a uma ida até Sintra e regalarmo-nos com as vistas do exterior dos magníficos monumentos, só para não nos sentirmos "turistas" à porta de casa!