sábado, 5 de dezembro de 2009

Bébés Ibéricos


A partir de 6 de Junho de 2006, após despacho do Ministério da Saúde algumas maternidades fecharam as suas portas. Os critérios nunca foram bem explicados, mas as soluções são bem evidentes. Ou temos uma fronteira por perto para recorrer a Espanha, como é o caso da zona de Elvas, ou as mães acabam por ter os seus rebentos numa qualquer super ambulância do INEM, no trajecto para o Hospital mais perto.
Graças a estes fechos, sabemos hoje que desde a data em cima indicada, já nasceram 850 crianças, só na Maternidade de Badajoz!-Segundo os seus testemunhos, estas senhoras dizem ter sido excelentemente bem acolhidas, bem assistidas e que os equipamentos ali encontrados não teriam nada a ver com o que se encontra em Portugal mesmo nos hospitais mais centrais. Portanto, se quisermos reflectir sobre este novo fenómeno social, podem estes futuros cidadãos de dupla nacionalidade usufruir de algumas vantagens que só acontecem devido à política do Engenheirinho e seus pares.
Arrepiando caminho, direi eu que no futuro, talvez seja no interior de Portugal, junto á fronteira,que se encontrem oportunidades que no litoral irão escassear?- Apesar dos seus 19% de taxa de desemprego e de se já terem vivido melhores dias, eu acho que daqui por duas décadas muitos destes bebés irão simplesmente optar pela lógica, juntarem-se a nuestros hermanos!!
Esta miscigenação é fruto de políticas erradas que tardam em ser corrigidas, para mal daqueles que não tendo hipótese de recorrerem a Espanha, não se podem virar para o Atlântico...