terça-feira, 24 de julho de 2012

Ai, Mouraria!

Estou quase a completar meio século de vida e à muito que deixei de embarcar em promessas de políticos que se "lixam" para as eleições, mas aquilo que está a ser feito por António Costa num dos bairros mais degradados em Lisboa, é digno de registo.Cresci no bairro da Mouraria, bem no centro de Lisboa e tenho alguma noção da evolução do estado em que aquelas ruas ficaram ao longo destes anos. Desde o Largo Adelino Amaro da Costa (antigo Largo do Caldas), a São Cristóvão, à Rua do Capelão, Benformoso, Rua do Terreirinho, Largo dos Trigueiros,Martim Moniz até ao Intendente, toda esta zona foi esquecida por os vários líderes que passaram  na Câmara de Lisboa, desde o 25 de Abril. Apenas houve retoques aqui e ali, mas nada substancial, que travasse o clima de insegurança e descrédito dos próprios alfacinhas. Não quero embandeirar em arco, com aquilo que já foi feito, até posso vir a arrepender-me de elogiar este esforço, mas realmente temos de reconhecer, a mudança para melhor de toda esta zona.O projecto "Mouraria: as cidades dentro da cidade", iniciado em Setembro de 2011, aprovado pelo QREN e com um montante previsto de de 12 milhões, visava a requalificação do edificado, revigorar a componente social e equipar o espaço público com outro mobiliário urbano. O próprio presidente transferiu o seu gabinete de trabalho para a zona do Intendente, de forma a dar um sinal de mudança, na forma como os lisboetas possam encarar este espaço emblemático.

 Passado este ano, desde o arranque do projecto, podemos observar que não ficou apenas por um processo de boas intenções, congratulo-me porque verifico no terreno algumas transformações. Para trazer mais gente afim de testemunhar estas mudanças, a Câmara dinamizou toda a zona do Intendente, com a organização de concertos ao fim de semana, que têm sido um êxito!-Para que estes eventos possam estar a ser um sucesso, a razão principal, é a excelência dos músicos que têm sido convidados. Eu assisti à duas semanas ao concerto dos Xutos e Pontapés ( uma das minha bandas de culto em Portugal) neste local e fiquei agradavelmente surpreso por duas razões. Primeiro, porque estava completamente cheio e depois, porque tive ocasião de verificar que os moradores desta zona acolhem com muita satisfação, todas estas iniciativas.Para alguns deles, devido à sua idade, uma realização que já vêm demasiado tarde. Muito sofreram com o total desprezo de anteriores executivos camarários!

 A prostituição e a droga caracterizavam as ruas que circundam o Intendente, e poucos se aventuravam a dar uma volta por estas bandas, revejo com nostalgia estes lugares que calcorreei, enquanto menino, têm agora outro aspecto, sem dúvida uma bela surpresa. Sabe-se lá, se um dia destes a "movida" que habita outros lugares como o Bairro Alto, Cais do Sodré, Castelo e Alfama, entre outros bairros, não irá passar também pela Mouraria?? - Juro-vos que merecia!