quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Uma nova Diáspora.

A pouca vergonha dos políticos que nos governam, chega a ser escandalosa. Os portuguesinhos lembram-se, de certeza, que Passos Coelho à cerca de 2 anos aconselhava os jovens portugueses a procurar outras soluções de emprego no estrangeiro. Convinha que os números do desemprego não subissem, até à percentagem que atingiram. Convinha que a vergonha não perpetuasse durante muito mais tempo, com um lugar desonroso, terceira maior taxa da Europa.Convinha esconder as péssimas condições de trabalho e de baixa remuneração que se iam oferecendo a jovens licenciados. Em nome da crise, tudo valia...e vale!

Seguindo o conselho do primeiro-ministro, muitos milhares de jovens começaram a procurar melhores condições além fronteiras, muitos deles, dando passos em falso. Promessas vãs, paraísos que se tornavam em infernos, em menos de nada. Gente sem escrúpulos, procurava gente desesperada que a troco do "el dorado", chegavam a encontrar realidades perto da "escravatura". Trabalhar apenas a troco de comida e pouco mais.

Os últimos dados indicam já, uma saída de milhares de jovens do nosso País que começam a ultrapassar os números da epopeia dos anos 60 e 70 do século passado! - Apesar disso, Paulo Portas está contente porque a taxa de desemprego desceu algumas décimas. Claro que desceu, mas não foi à custa dos 120.000 empregos que o Governo nunca criou, mas sim graças  a esta nova diáspora dos portuguesinhos!!!

Mas a pouca vergonha a que me referi no principio desta crónica, refere-se às ultimas declarações do Ministro da Economia. Diz ele que alguns  portugueses, poderão começar a regressar este ano a Portugal!!??
Como é possível as pessoas afastarem-se tanto da realidade e acreditarem que os portuguesinhos que saíram daqui, com grande capacidade de sofrimento, possam agora estar dispostos a correr o risco de voltar ao mesmo? -Talvez voltem os que ainda estão desesperados e não têm outra saída, mas aqueles que entretanto tiveram uma oportunidade e agora sentem-se um pouco mais aliviados, será que este apelo sortirá algum efeito? -Não creio. Eu falo por mim, que emigrei numa dada altura da minha vida, devido ao efeito nefasto das políticas desastrosas de Cavaco como primeiro ministro e não fossem as razões de ordem familiar, ainda hoje por lá andaria.

Termino com uma frase do Eça de Queiroz que não poderia ser mais actual:
   "...Em Portugal a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre..."